BMW aumenta produção no Brasil e contrata mais 50 colaboradores

Volume previsto para 2024 é de 11 mil unidades na fábrica da marca em Araquari (SC)
BMW X1 sai da linha de montagem em Araquari (SP), que deverá produzir 11 mil unidades em 2024

BMW X1 sai da linha de montagem em Araquari (SP), que deverá produzir 11 mil unidades em 2024 | Imagem: Divulgação

A BMW vai aumentar a produção na fábrica em Araquari (SC) em 10% e contratar 50 colaboradores para apoiar o processo. De acordo com a fabricante, deverão ser fabricadas 11 mil unidades considerando o total dos modelos X1, X3 e X4, além do sedã da Série 3. Isso vai agilizar os prazos de entrega.

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Conforme a BMW, cerca de 60% das vendas da marca no Brasil são provenientes de modelos fabricados em Araquari (SC), que já completou nove anos desde sua inauguração, com  mais de 90 mil unidades produzidas ao longo de sua história. 

Em uma área de 1,5 milhão de m², com 112.893 m² de edificações, a fábrica de Araquari abriga processos de carroceria, soldagem, pintura, montagem, qualidade e logística, além de laboratórios, estações de tratamento de água e efluentes, prédios administrativos e auxiliares.

A marca BMW tem sido líder de vendas no segmento premium brasileiro nos últimos quatro anos. De janeiro a novembro de 2023, a BMW alcançou mais de 40% de participação de mercado no segmento premium. O BMW Série 3 e o BMW X1 continuam sendo os carros premium mais vendidos em geral, além de sua liderança em cada segmento de mercado, respectivamente.

Aliás, houve uma mudança nomercado de carros novos no Brasil, com ticket médio ultrapassando os R$ 140 mil. Com isso, as fabricantes passaram a investir mais em modelos com maior valor agregado e reduzir a oferta de veículos simples.  Daí a maior quantidade de lançamentos de SUVs e picapes sofisticadas.

Com altas taxas de juros e preços nas alturas, sobram os seminovos o usados para a maioria dos consumidores de automóveis no Brasil. Com as locadoras representando 55% das vendas diretas e as importações aumentando, nossa indústria automotiva como um todo continua trabalhando em ritmo lento, com ociosidade em torno de 50%.

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