BMW lança versão blindada do novo X5

Utilitário-esportivo traz proteção VR6 e aguenta até tiros de rifle AK-47

BMW X5 Security Plus | Imagem: Divulgação

Cerca de um ano após ser apresentado como conceito no Salão de Frankfurt, o novo X5 Security Plus foi anunciado de forma oficial pela BMW e será atração no Salão de Moscou, que acontece a partir do próximo dia 29. Trata-se da versão blindada do utilitário-esportivo, que de acordo com a fabricante, oferece proteção contra praticamente todos os principais calibres de armas existentes, devido ao padrão de blindagem VR6.

O BMW X5 Security Plus oferece proteção para os ocupantes até mesmo em áreas mais críticas do veículo, já que as juntas do modelo são seladas. Há ainda vidros com camada de policarbonato na parte central, aço de alta resistência na carroceria, entre outros. Graças a isso, o automóvel suporta tiros de rifles que usem munição de calibre 7.62 x 39 mm com núcleo de aço, como é o caso do AK-47, desenvolvido pelo soviético Mikhail Kalashnikov.

Devido ao peso extra dos reforços da carroceria – a BMW não divulgou seu peso final, mas espera-se por cerca de três toneladas –, o X5 Security Plus recebeu mudanças no chassi, no conjunto de freios e no gerenciamento eletrônico. O propulsor continua o mesmo, um V8 de 4.4 litros biturbo a gasolina, capaz de entregar 450 cavalos e 66,3 kgfm.

No visual, o X5 blindado se diferencia apenas pelas bordas pretas em policarbonato nas janelas. Como opcional, a BMW oferece LEDs estroboscópicas para a grade e sirene para o teto.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!