A alemã BASF, uma das principais empresas especializadas na produção de tintas para a indústria automotiva, divulgou nesta sexta-feira (23) seu interessante Relatório de Cores para Tintas Automotivas OEM, onde destaca as tonalidades mais consumidas pela indústria do setor para os novos veículos produzidos em suas linhas de montagem ao longo de 2017.

Segundo o levantamento, “o branco mantém a liderança global, em todos os segmentos, com uma participação de mercado de quase 40%. Juntamente com o preto, cinza e prata, as cores acromáticas continuam figurando como as mais importantes. Quando se trata de cores cromáticas, a participação do azul e vermelho é quase igual, seguida do marrom. A visão geral dos segmentos de automóveis mostra que: quanto menor o carro, mais viva é a cor”.

Falando especificamente entre os utilitários esportivos, modelos que registram um crescimento cada vez maior na procura pelos consumidores ao redor do mundo, o branco e o preto dominam entre os SUVs, sendo que “o vermelho, azul e principalmente o marrom estão se destacando cada vez mais, refletindo o crescimento esperado e a diversificação da gama de modelos destes veículos robustos”.

Especificamente no mercado europeu, a pesquisa da BASF destaca o avanço da cor cinza, tonalidade com um alto número de variantes. “Com mais de 100 variações, o cinza fica atrás apenas do azul em termos de número de tons. O cinza, com suas associações com o concreto e vidro, representa a cor mais urbana, aumentando sua presença nos últimos anos. Devido à sua pluralidade, com tons variando de cinza claro a antracite escuro, a cor conquistou uma sólida posição no mercado", explica a Basf.

A cor azul, por sua vez, segue com um boa procura. “A participação global dos 10% manteve-se estável, mas a participação do azul na paleta cromática aumentou consideravelmente: praticamente todos os segundos carros cromáticos produzidos na Europa, em 2017, eram azuis, uma tendência prevista pelos designers de cores da divisão de tintas da BASF e refletida nos vários tons azuis das últimas coleções de tendências de cores. Com quase 130 variações diferentes, o azul também permaneceu na liderança no que diz respeito à diversidade de cores”.

O azul e o vermelho, por sua vez, são as principais cores cromáticas da América do Norte. O espaço da cor azul também é muito versátil na região, podendo alcançar uma grande diversidade de tons, variando em luminosidade, saturação e mudanças sutis de tonalidades. Outras cores, como o laranja, estão aparecendo na análise. Essas cores oferecem mais opções para que os consumidores conectem às suas preferências particulares.

 
 
Peugeot 3008 2018
 
Peugeot 3008 2018
Peugeot 3008 2018
Peugeot 3008 2018
 
Peugeot 3008 2018
Peugeot 3008 2018
Peugeot 3008 2018
 
Peugeot 3008 2018
Peugeot 3008 2018
Peugeot 3008 2018
 
Peugeot 3008 2018
Peugeot 3008 2018
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/