Brasil volta a ser o 5º maior mercado de automóveis do mundo em maio

No entanto, país é o único dos BRICs que apresenta queda nas vendas

Redução do IPI ajudou no resultado | Imagem: Getty Images

O Brasil recuperou em maio o 5º lugar entre os maiores mercados de automóveis no mundo. De acordo com a Jato Dynamics, o país, que havia ficado atrás da Rússia e Índia nos mês anterior, retomou essas duas posições - no acumulado, no entanto, a Índia está à frente.

Em 2012, já foram comercializados quase 1,3 milhão de veículos. Mas mesmo apresentando essa evolução, o Brasil é o único dos países integrantes do BRIC que apresenta queda nas vendas - de 5,4% em relação ao mesmo período do ano passado e 4,4% se comparado ao acumulado de janeiro a maio de 2011.

Veja também: Produção de carros registra queda em junho, mas vendas sobem

Como vem acontecendo desde 2009, a primeira posição ficou com a China, que emplacou 6,6 milhões de carros e apresentou crescimento de 5,1% no acumulado até maio. Na sequência aparece os Estados Unidos, com quase 6 milhões de automóveis vendidos, o Japão (2,4 milhões) e a Alemanha (1,4 milhões).

Na sexta e na sétima colocação estão Rússia e Índia que acumulam crescimento de 10,8% e 8,4%, respectivamente. E fechando o top 10 estão França - que viu seu mercado recuar 17,3% - e Grã Bretanha, 9º e 10º colocados na ordem.

Confira como foram as vendas de cada montadora no Ranking do AUTOO

Alguns países que estão fora dessa lista merecem destaque negativo. É o caso da Itália que, com a ajuda da crise europeia, amarga queda de 21,2% nas vendas.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!