BYD terá carregador no Brasil que faz recarga em 5 minutos; saiba como funciona

Concessionária em Brasília (DF) passará a ter primeiro carregador Flash do país
BYD

BYD | Imagem: Divulgação

A Denza marca de luxo da BYD,  vem mostrando que pretende jogar forte por aqui na segmento premium. Antes mesmo de abrir  sua primeira concessionária em Brasília, já havia assumido a liderança de vendas no  Distrito Federal nos dois primeiros meses do ano.

VEJA TAMBÉM:

Desempenho veio puxado pelo SUV Denza B5

Concessionária Denza, e, Brasília (DF), onde será instalado primeiro carregador Flash
Concessionária Denza, e, Brasília (DF), onde será instalado primeiro carregador Flash Imagem: Divulgação

Em janeiro, foram 32 unidades emplacadas na capital federal, número suficiente para colocá-lo no topo do segmento. Em fevereiro, as vendas cresceram ainda mais, chegando a 50 carros e garantindo quase 30% de participação entre os modelos premium vendidos na região. Com isso, a marca ficou à frente de fabricantes tradicionais que estão no Brasil há décadas.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

A inauguração da primeira concessionária da Denza em Brasília aconteceu na última terça-feira (10) e reuniu mais de 300 convidados. A loja é operada pelo Grupo Saga e tem o tamanho 1.576 m² de área total. Desse espaço, 755 m² são destinados ao showroom e outros 821 m² à oficina. 

Durante o evento, a empresa também anunciou que a loja da capital federal receberá ainda no primeiro semestre de 2026 o primeiro carregador ultrarrápido Flash do Brasil, tecnologia desenvolvida pela BYD.  O equipamento tem potência de até 1.500 kW por conector, o equivalente a 1,5 megawatt.

A fabricante chinesa tem avançado cada vez mais na área de baterias, em Shenzhen, na China, a BYD apresentou recentemente a segunda geração da bateria Blade, que tem autonomia superior a 1.000 km e capacidade de recarga em poucos minutos.

Tecnologia foi instalada em um Denza Z9 GT

Denza Z9
Denza Z9 GT é um dos modelos que pode ser recarregado com o novo carregador Flash
Imagem: Divulgação

Durante a apresentação, a tecnologia foi instalada em um Denza Z9 GT, modelo que alcançou autonomia de 1.036 quilômetros, segundo dados divulgados pela fabricante. Com o carregador Flash de 1.500 kW, a bateria pode passar de 10% para 70% em apenas cinco minutos e chegar a 97% em cerca de nove minutos.

Isso levou seis anos para ser desenvolvida e chega para amenizar as preocupações de quem pensa em mudar para um carro elétrico, que é justamente o tempo de carregamento.

Conforme o nível de carga se aproxima do máximo, a velocidade diminui para preservar o sistema. Por isso, não é incomum que a diferença de tempo entre 10% e 70% seja relativamente próxima do intervalo entre 70% e 97%.

A nova geração da Blade também trouxe melhorias estruturais. A densidade energética aumentou cerca de 5% em relação à primeira versão, graças ao desenvolvimento de um canal de alta velocidade para íons de lítio e a um sistema inteligente de gestão térmica, responsável por reduzir o calor interno e melhorar a dissipação.

Mesmo em condições climáticas extremas, ainda tende a manter bom desempenho. Em regiões muito frias, com temperaturas próximas de -30 °C, o carregamento de 20% a 97% pode ser realizado em cerca de 12 minutos usando o carregador Flash de 1.500 kW.

Além da potência, o o equipamento tem formato em “T” e utiliza um sistema chamado Zero-Gravity, com polias que facilitam o manuseio do cabo e evitam que ele fique no chão. Outro diferecial é o uso de baterias integradas ao próprio carregador, capazes de armazenar energia quando o equipamento não está em uso e liberá-la no momento da recarga.

Planos de expansão 

BYD
BYD desenvolveu nova geração de baterias Blade, com uma série de melhorias
Imagem: Divulgação

Na China, a BYD pretende instalar cerca de 20 mil estações Flash até o fim de 2026. Já no Brasil, segundo Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e responsável pelas áreas comercial e de marketing da empresa no país, a meta é implementar mil carregadores ultrarrápidos até 2027.

No portfólio da marca no Brasil, o primeiro modelo disponível é o próprio Denza B5, um SUV super-híbrido baseado na plataforma DMO (Dual Mode Off-road). O conjunto entrega 686 cv de potência combinada, tração integral, três bloqueios de diferencial e suspensão hidráulica inteligente DiSus-P. É um utilitário que acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e pode alcançar até 1.200 km de autonomia total no ciclo NEDC.

O próximo modelo da marca a desembarcar por aqui será justamente o Denza Z9 GT, um cupê elétrico esportivo com três motores e 952 cv de potência. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em cerca de três segundos e traz por exemplo, a função Crab Walk, que permite ao carro se mover lateralmente, além de sistema de estacionamento automático. Ele também será o primeiro carro vendido no Brasil compatível com o carregamento Flash.

A expansão da rede de vendas também já está nos planos. A Denza pretende encerrar 2026 com 22 concessionárias no país. Por enquanto, além da unidade recém-inaugurada em Brasília, a marca tem um ponto de venda em São Paulo e prepara a abertura de outra loja no Rio de Janeiro, que já está em fase de abertura.

Stephanie Gomes

Estudante do 2º ano de comunicação, Stephanie escolheu a profissão por acreditar no poder transformador do jornalismo.