CAOA investe R$ 1,5 bilhão em Anápolis (GO) para Chery, Hyundai e nova marca no Brasil

Aporte na linha de montagem goiana compreenderá 10 modelos, incluindo carros inéditos
Exeed TXL 2020

Exeed TXL 2020 | Imagem: Divulgação

O Grupo CAOA anunciou um investimento de R$ 1,5 bilhão para a linha de montagem que a empresa mantém em Anápolis (GO) até 2025. Com isso, a companhia pretende gerar mais 2.000 empregos diretos em adição aos 1.600 postos de trabalhos atuais da fábrica. O anúncio foi feito em 23 de novembro, durante visita do governador Ronaldo Caiado por lá.

O aporte foi confirmado após Caiado ter conseguido aprovar a extensão até 2025 dos incentivos fiscais aos veículos fabricados no Centro-Oeste. Eles compreendem um desconto de 32% na carga de IPI devida e também irão beneficiar a HPE Motors, que produz em Catalão (GO) alguns modelos da Mitsubishi e da Suzuki.

No caso do Grupo CAOA, a marca fabrica em sua planta goiana veículos da Chery (Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8) e da Hyundai (ix35, New Tucson e o pequeno caminhão HR). Porém, Mauro Correia, CEO da CAOA, afirmou que uma nova marca deve chegar em breve às linhas de montagem de Anápolis. A empresa ainda não confirmou, mas é provável que esta nova marca seja a Exeed, submarca de luxo da Chery.

De acordo com o executivo, os investimentos serão direcionados a 10 modelos, contando Chery e Hyundai, além da terceira marca. Devem ser apresentados novos carros e atualizações para os já existentes. O aporte também prevê a introdução de novas tecnologias, incluindo a eletrificação de conjuntos motrizes, além de ampliar a rede da CAOA Chery no Brasil dos atuais 104 pontos de venda para 151. Nos próximos cinco anos, a CAOA também pretende aumentar a capacidade diária de produção de sua planta goiana, indo das 86 mil unidades anuais hoje para mais de 100 mil veículos por ano.

Exeed TXL 2021
Exeed TXL 2021
Imagem: Divulgação