Cara nova e mais conteúdo para sedã, perua e picape da Fiat

Siena EL passa a ser modelo de entrada no segmento no lugar da versão Fire

A grade frontal ganhou uma faixa cromada | Imagem: Fiat

A Fiat apresentou nessa quarta-feira (13), em Recife (PE), a linha 2013 dos modelos Siena EL, Palio Weekend e Strada. Segundo Lélio Ramos, diretor comercial da marca, o sedã e a perua representam 8,4% dos emplacamentos da montadora e a picape, líder do segmento há 12 anos, abocanha 47,7% de participação de mercado. Daí a importância de fazer as mudanças certas para agradar o consumidor e continuar garantindo as boas vendas desses modelos.

As alterações mais visíveis estão na parte frontal dos modelos, principalmente na grade superior com desenho em formato de colmeia e uma barra horizontal cromada, chamada de “bigodinho” pelo diretor de engenharia de produto, Claudio Demaria. “O bigodinho já virou tendência para os modelos da marca porque tem a cara da Fiat”, afirmou. Os para-choques ficaram mais encorpados e robustos.

Para o interior, segundo Demaria, a inspiração veio da moda e da arquitetura, com o uso de cores mais suaves, mas com tons marcantes. O intuito também foi deixá-lo com aspecto mais "clean" e funcional. Agora, os tecidos das forrações são mais nobres, o volante é novo e o quadro de instrumentos recebeu novas grafias.

Siena EL

O Siena EL passa a ser o sedã compacto de entrada da marca, em substituição ao Fire. Disponível com motores 1.0 (R$ 28.150) e 1.4 (R$ 30.970), a linha recebeu novas rodas de liga leve e calotas com design mais atuais. Internamente, tem novo volante de três raios, bolsas porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros, porta-óculos e porta-objetos móvel tipo “copinho”.

Palio Weekend

Um dos pontos positivos da perua da Fiat é oferecer três motorizações – 1.4, 1.6 e 1.8 – e quatro versões – Attractive para o motor 1.4, Trekking para o 1.6, além de Adventure para o 1.8, com câmbio manual ou automatizado Dualogic. Na linha Palio Weekend, todas as séries saem de fábrica com airbag duplo e freios ABS com EBD. Os preços partem de R$ 41.490 para a Attractive 1.4 e vai até R$ 53.390 na opção Adventure 1.8 Dualogic, isso sem contar opcionais..

Strada

A picape Strada também passa a ter nova versão de entrada no lugar da Fire, a Working 1.4, com opções de cabine simples, estendida e agora também a dupla. A Trekking recebe o motor 1.6 16V no lugar do 1.4 e também passa a oferecer opção de cabine dupla. Tanto a Trekking como a Adventure saem de fábrica com airbag duplo e freios ABS. Os preços do utilitário compacto começam em R$ 31.490 no modelo de acesso e R$ 54.060 na série top de linha Adventure Dualogic.