Carro nacional vai mal em enchentes

Estudo elaborado pelo Cesvi mostra poucos veículos bem capacitados para alagamentos

O Palio Fire obteve apenas 1 ponto | Imagem: Getty Images

A falta de planejamento das cidades brasileiras e a forte chuva que cai sobre o País em determinadas épocas do ano são a combinação perfeita para criar enormes enchentes que transformam ruas em rios, quando não em corredeiras. Nesse cenário, os maiores prejudicados são os automóveis, que acabam debaixo d’água, e em seguida o bolso de seus proprietários, que esvazia na hora de reparar o veículo alagado.

Para minimizar esse prejuízo, o Centro de Experimentação e Segurança Viária, o CESVI, elaborou uma pesquisa que classifica os veículos de acordo com o risco que cada um corre na eventualidade de se envolver em alagamentos. O estudo aborda os possíveis danos que os carros podem sofrer em função de suas características mecânicas e elétricas.

A classificação é apresentada em um intervalo de 0,5 a 5 estrelas. Quanto maior a nota, melhor o veículo e menor seu risco de apresentar danos em enchentes que provoquem a parada do veículo.

Avaliações – melhores e piores

Seguindo essa pontuação, o veículo com a melhor nota foi o Renault Fluence, que chegou aos 5 pontos. Em seguida, com quatro pontos, aparecem os modelos Renault Duster, Chevrolet Cobalt e os Citroën C4 Picasso e C4 Hatch. Abaixo desses modelos, a situação se complica, sempre com notas abaixo de 3,5.

Os piores colocados, com apenas 1 ponto, são os Fiat Palio Fire e Mille, enquanto o Chevrolet Celta, que também não foi bem avaliado, obteve apenas 1,5 ponto.

Critérios do CESVI

Para chegar ao Índice, uma análise detalhada é realizada em cada modelo, avaliando a possibilidade de danos por enchente sob duas frentes: risco de sofrer calço hidráulico, quando a água invade a câmara de combustão do motor, e risco de comprometimento de seu funcionamento por danos em componentes fundamentais.

Em sua pesquisa, o CESVI leva em consideração os seguintes itens: sistema de admissão, sistema de escape, cilindrada do motor, taxa de compressão, alternador, centrais elétricas, sensor de oxigênio (sonda lambda), sensor de rotação do motor, unidades de controle e embreagem.

Ranking – Danos de Enchente

 

Veículo Nota
Renault Fluence 5
Renault Duster 4
Chevrolet Cobalt 4
Citroën C4 Hatch 4
Citroën C4 Picasso 4
Fiat Bravo 3,5
Nissan Versa 3,5
Ford New Fiesta Sedan 3,5
Peugeot 308 3,5
Novo Citroën C3 Hatch 3,5
Novo Fiat Palio 3
Suzuki SX4 3
Nissan Livina 3
Fiat Grand Siena 3
Volkswagen SpaceFox 3
JAC J3 Hatch 2,5
Nissan March 2,5
Novo Fiat Uno 2,5
JAC J3 Turim 2,5
Renault Logan 2,5
Citroën C4 Pallas 2,5
JAC J6 2,5
Toyota Etios Hatch 2,5
Chevrolet Onix 2
Chevrolet Celta 1,5
Chevrolet Corsa Hatch 1,5
Chevrolet Prisma 1,5
Fiat Mille 1
Fiat Palio Fire 1

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!