Carros da Mercedes-Benz vão ''conversar'' uns com os outros

Sistema Car-to-X antecipa situações do trânsito para o motorista com informações atualizadas constantemente pelos próprios carros

Sistema conecta dos carros da marca | Imagem: Mercedes-Benz

Os carros da Mercedes-Benz agora vão “conversar” uns com os outros. A marca alemã confirmou nesta quarta-feira (19) que vai iniciar ainda neste ano a implementação do sistema Car-to-X em seus veículos. Essa função conecta os veículos da montadora, antecipando situações do trânsito e sugerindo alternativas de caminhos mais eficientes quando à frente há algum problema.

A função é acionada por meio de sensores instalados nos veículos e via conexão de internet com telefone celular. A troca de dados cria uma rede entre os veículos, que podem ser conduzidos com maior segurança.

O dispositivo também pode auxiliar o condutor em vias encobertas ou com pouca visibilidade combinando informações provindas de outros veículos na pista ao navegador GPS em tempo real. O equipamento, porém, funciona somente em carros da Mercedes-Benz.

A princípio, somente carros zero km da Mercedes poderão ser equipados com o Car-to-X. A marca, no entanto, anunciou que mais adiante também vai oferecer kits para adaptar o recursos a veículos mais antigos.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!