Carros que já passaram da data de validade no Brasil

O fim da Mitsubishi Pajero Full marcou a despedida de um dos modelos mais antigos à venda no país, mas lista de veículos desatualizados ainda é significativa
Fiat Uno 2019

Fiat Uno 2019 | Imagem: Divulgação

O ano de 2021 tem sido marcado por muitas despedidas, algumas programadas, outras nem tanto. Em comum, elas foram causadas pelo encolhimento do mercado automobilístico brasileiro e uma mudança evidente nas preferências do consumidor.

Modelos como os hatches compactos March e Etios saíram de cena por conta de um foco diferente de Nissan e Toyota enquanto a Ford tirou de campo veículos que tinham boa aceitação no mercado, mas que causavam prejuízos.

Para alguns veículos, no entanto, foi uma questão de bom senso. É o caso da Pajero Full, emblemático SUV que teve seu período de glórias na virada do século. Naquela época, ainda se valorizava o apetite off-road, robustez e porque não dizer também o ar rústico desses modelos.

O mundo mudou e hoje a Mitsubishi investe em crossovers mais urbanos e confortáveis, tornando o “Pajerão” peça de museu. A renovação dos produtos no Brasil, no entanto, ainda não está concluída. A lista de veículos datados encolheu, mas tem vários integrantes. Veja alguns deles:

Volkswagen Fox

Lançado em 2003, o hatch com estilo minivan demorou um pouco a pegar, mas tem sido um veículo que aceitou muito bem melhorias ao longo do tempo, graças à plataforma versátil e ao seu bom espaço interno. O modelo resiste no portfólio da Volks com a linha 2022, mas não vai longe, possivelmente substituído pelo Polo “popular” que a marca prepara.

Fiat Grand Siena

Embora seja um sedã lançado há menos de uma década, o Grand Siena aproveita a antiga plataforma que deu origem à primeira geração do Palio. Foi uma solução possível em 2013, mas que nunca se mostrou suficiente já que o mercado ganhou vários concorrentes melhores. Embora ainda tenha um volume razoável, o modelo deve sair de cena no final do ano, como o colunista Fernando Calmon apurou.

Fiat Doblò

Outro cuja morte está praticamente anunciada é o Doblò. A multivan da Fiat é uma sobrevivente nesses anos em que o mercado se transformou. A despeito do preço elevado e das formas já bem desatualizadas, o Doblò é um veículo raro, o que contribui para encontrar uma demanda pequena, mas fiel. Assim como o Siena, também ele deixará de ser vendido em 2022, segundo Calmon.

Volkswagen Fox
Volkswagen Fox
Imagem: Divulgação

Suzuki Jimny

Assim como o Pajero Full, o pequeno Jimny é um SUV à moda antiga, com chassi separado da carroceria e perfil mais fora-de-estrada que urbano. Como é montado pela HPE (representante da Suzuki no país) em Goiás, o modelo tem sobrevivido mesmo com a chegada do sucessor, o bem mais moderno Jimny Sierra.

Fiat Uno

A segunda geração do Uno chegou ao mercado brasileiro em 2010, desenvolvida sobre a base do Palio. Se não era um avanço tecnológico para a época (como seu antecessor), o novo carrinho agradou em cheio pelas soluções bem boladas. Mas o namoro com o mercado durou pouco, atropelado por uma enxurrada de lançamentos mais modernos e atraentes. Desde então, hatch se mantém como figurante na Fiat, ofuscado pelo menor (e pior) Mobi. Apesar de ainda responder por um volume significativo de vendas, o Uno é outro a deixar o mercado no final do ano, segundo Calmon.

Peugeot Partner

Rival do Doblò, a Partner ainda é vendida pela Peugeot, que a importa da Argentina, mas apenas na versão furgão. Trata-se de um carro já desconectado há tempos da evolução da família, que na Europa já está na 3ª geração, assim como seu clone Berlingo, da Citroën. A marca francesa ainda tentou dar um ar de modernidade no furgão ao colocar um painel de instrumentos digital, mas a Partner não nega a idade avançada.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa