Cayenne chega a 500 mil unidades produzidas em 11 anos

Utilitário esportivo lançado em 2002 é o veículo mais vendido na história da Porsche

Cayenne número 500.000 | Imagem: Porsche

As coisas não estavam nada bem para a Porsche no início dos anos 2000. Viver somente de carros esportivos não estava enchendo os cofres e a situação caminhava a uma possível estagnação. A solução foi criar um produto que para muitos fãs da marca soou como um herege: um SUV de luxo. Assim, em 2002 nascia o Cayenne, que se tornou o principal veículo da empresa e principal fonte de recursos da empresa, o que fez bem a toda linha da fabricante.

Passados 11 anos, a produção do jipão da Porsche alcançou 500 mil unidades, volume superior até ao do 911, o antigo carro-chefe da marca.

No primeiro ano de mercado do Cayenne, 25 mil unidades foram vendidas e o modelo se tornou instantaneamente o mais rentável da Porsche, que se empolgou e aumentou a penetração do carro pelo mundo, hoje comercializado em 125 países. Com tanta demanda, a fábrica da empresa em Leipzig vem recendo constantes investimentos para aumentar a produção, que aumenta ano a ano – em 2012 foram produzidas mais de 85 mil exemplares do SUV, que já está na segunda geração.

O sucesso que o Cayenne proporcionou a Porsche foi tão grande que a empresa enriqueceu a ponto de se fundir ao Grupo Volkswagen, comprando metade das ações da empresa – a VW, em contrapartida, comprou outros 50% da Porsche. A revolução que o modelo promoveu foi tanta, que a marca, até então acostumada com potentes motores boxer a gasolina, se rendeu até aos propulsores movidos a diesel para equipar seu SUV. E ele é um dos mais vendidos da gama.

Falando no Cayenne diesel, o veículo número 500.000 é justamente essa versão que foi adquirida por um comprador na Austrália. Esse modelo conta com um motor V8 Turbodiesel de 382 cv. A linha do modelo ainda compreende versões que começam com motor V6 a gasolina de 300 cv até chegar ao top de linha Turbo S, equipado com bloco V8 de 550 cv.

No Brasil, a versão mais barata do Cayenne (o 3.6 V6) tem preço inicial de R$ 299 mil, ao passo que o modelo mais sofisticado (Turbo S) começa em R$ 599 mil.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!