Chevrolet engaveta projeto de novo compacto para substituir o Celta

Investimento da GM para até 2018 não contempla o desenvolvimento de um modelo popular para a linha

A versão equipada com os itens de segurança custa R$ 31.490 | Imagem: GM

Produzido há 14 anos, o Chevrolet Celta deve continuar sendo oferecido aos brasileiros por algum tempo, segundo publicação do site Automotive Business. De acordo com Santiago Chamorro, presidente da divisão nacional da General Motors, o investimento de R$ 6,5 bilhões que será aplicado entre 2014 e 2018 não contempla o desenvolvimento de um novo modelo para se posicionar como o automóvel de entrada da linha da marca no País. “Devemos continuar com Celta e Classic por mais um par de anos”, disse o executivo.

Até então, de acordo com fontes ligadas à GM, o Projeto Âmbar era destaque na engenharia brasileira da companhia, que daria fruto a um hatch e a um sedã para serem os modelos mais acessíveis da Chevrolet. A empresa chegou a anunciar que a fábrica de São José dos Campos (SP) competia com outros países por investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões para a produção de um compacto global totalmente novo.

E no ano passado, a General Motors e o sindicato de metalúrgicos do local conseguiram firmar um acordo para garantir custos trabalhistas mais baixos e também a negociação da redução de impostos com os governos da cidade e do estado. Esperava-se que a marca anunciasse o investimento para o País de forma oficial até a metade deste ano.

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Pelo menos no momento, o segmento de carros populares carece de novidades expressivas. Apenas o Volkswagen up! é realmente um modelo novo, enquanto o Fiat Uno segue a mesma linha da versão anterior, apenas com mudanças no visual e no interior, ao passo que a Ford já desistiu do segmento e posicionou o novo Ka como seu modelo de entrada, mas este projetado para competir com o Chevrolet Onix.