Choque de gerações

Instituto de segurança automotiva realiza crash-test entre modelos de 1959 e 2009

Crash-test entre o Malibu 2009 e o Bel Air 1959 | Imagem: IIHS

O IIHS é um órgão semelhante ao europeu EuroNCAP e o Cesvi no Brasil. Independente, sua missão é contribuir para a melhoria constante da segurança a bordo dos automóveis. O instituto norte-americano completou 50 anos de atividades na semana passada e, para mostrar sua importância, realizou um inusitado crash-test.

O choque entre dois carros reuniu um Chevrolet Malibu 2009 e um Chevrolet Bel Air de 1959, justamente o ano de fundação do IIHS! O resultado do choque não poderia ser diferente: enquanto os “ocupantes” do sedã 2009 ficaram intactos, os “dummies”, bonecos que fazem as vezes de seres humanos, “sofreram” sérias fraturas no Bel Air.

Esse meio século de intervalo entre o projetos dos dois carros viu o surgimento de inúmeros itens de segurança como os cintos de três pontos com pré-tensionadores, airbags, carroceria deformável e com diferentes usos de materiais em sua composição, entre outros avanços.

Não é à toa que mesmo sendo mais pesado e com chapas e longarinas mais fortes, o sedã de 1959 levou a pior, com sua cabine sendo atingida fortemente enquanto o cockpit do Malibu parece intacto.

Nada mais prático para se mostrar o quão mais seguro são os carros atualmente, mas que corta o coração ver um clássico Bel Air ser destruído assim, isso não dá para negar.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas