Citroën deixa de oferecer o C4 Picasso e o Grand C4 Picasso no Brasil

Modelos já não são mais oferecidos no site comercial da marca; confira detalhes
Citroën C4 Picasso 2018

Citroën C4 Picasso 2018 | Imagem: Divulgação

Com o tsunami de SUVs invadindo o mercado, quem perde a vez são as minivans e peruas. Mais um modelo deixa de ser trazido para o Brasil e desta vez quem saiu perdendo foi a Citroën, que deixa de importar o C4 Picasso e o Grand C4 Picasso. As minivans ofereciam apenas um conjunto propulsor aqui no Brasil, no caso o motor 1.6 THP associado ao câmbio automático de 6 velocidades. Com um conjunto muito interessante, a dupla se destacava dos demais carros familiares pelo ótimo espaço interno, a modularidade dos assentos e o típico acabamento francês, com soluções arrojadas e de bom gosto. 

O desempenho em vendas da dupla, contudo, ficou muito abaixo do esperado. Em cinco anos de mercado brasileiro, a geração mais recente do modelo vendeu apenas 1.937 unidades, o que resulta em torno de 32 veículos por mês. Em 2019, foram emplacadas apenas 86 unidades do C4 Picasso nos quatro primeiros meses do ano, o que resulta em menos de 22 carros vendidos por mês.

O C4 Picasso, opção com cinco lugares, custava R$ 144.490 e a Grand C4 Picasso, que permitia o transporte de até sete pessoas, era tabelado em R$ 149.490. E nem adianta ir atrás de uma unidade na promoção, pois todas as unidades já foram comercializadas e o estoque está zerado.

O competente motor turbo, desenvolvido pela BMW, entregava 165 cv de potência e 24,5 kgfm de torque. Provavelmente o C4 Picasso não terá substituto por aqui, bem como o Grand C4 Picasso, uma vez que aqui no Brasil os SUVs estão dominando as vendas nas faixas de preço onde a dupla atuava. Hoje em dia o modelo mais vendido da Citroën no Brasil é o SUV compacto C4 Cactus, que já soma 5.117 unidades vendidas até abril. 

Mesmo dentro da gama PSA, o conglomerado sinaliza uma forte aposta nos utilitários esportivos. Na gama Peugeot, por exemplo, quem deseja um modelo com a opção de 3 fileiras de assentos passa a ter no 5008 uma opção, bem como o 3008 atende os consumidores que precisam de apenas 5 lugares. 

A despedida do C4 Picasso e do Grand C4 Picasso do mercado brasileiro é algo a se lamentar, uma vez que os dois modelos figuravam como boas alternativas de carros familiares para quem buscava uma alternativa aos SUVs. Infelizmente, a baixa procura não "fechou a conta" para a Citroën por aqui. 

Citroën Grand C4 Picasso 2018
Citroën Grand C4 Picasso 2018
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!