Citroën venderá carro elétrico que dispensa habilitação

O Ami Ëlectric é enquadrado como quadriciclo e franceses a partir dos 14 anos já podem dirigir o modelo
Citroën Ami ? 100 ëlectric

Citroën Ami ? 100 ëlectric | Imagem: Divulgação

No Salão de Genebra (Suíça) do ano passado, a Citroën apresentou o Ami One Concept, um protótipo para um pequeno carro elétrico de dois lugares com foco na mobilidade urbana. Agora, a marca anunciou que vai vender sua versão de produção, o “Ami - 100% Ëlectric”.

Além do visual mesclando elementos retrô com toques futuristas, o carro tem dimensões minúsculas, com apenas 2,41 m de comprimento, 1,39 m de largura e 1,53 m de comprimento. No entanto, seu maior apelo, ao menos na Europa, é que em vários países esse carro poderá ser conduzido sem habilitação, pois é enquadrado como quadriciclo leve.

Na França, é preciso ter somente 14 anos e ter feito um curso de condução que é obrigatório para todos naquele país desde 1987, mesmo para quem não for dirigir. Em outros lugares do continente, essa idade sobe para 16 anos.

O novo Ami tem um pequeno motor elétrico de 6 kW, cerca de 8 cv de potência. Ele pesa somente 485 kg, mesmo trazendo um conjunto de baterias de 5 kWh de capacidade. Uma carga completa levaria cerca de 3 horas, segundo a marca. A Citroën afirma ainda que a autonomia do carrinho é de 70 km e que sua velocidade máxima é limitada a 45 km/h para poder ser dirigido sem habilitação. Curioso notar uma característica estética do modelo, bastante peculiar por sinal, que é o mesmo formato para a dianteira e a traseira do subcompacto. 

O preço do carro, que começa a ser vendido a partir de 30 de março na França, é de 6.000 euros, ou cerca de R$ 29,6 mil na conversão direta. As entregas devem começar em junho e o carro também poderá ser utilizado por meio de aluguel mensal ou uso fracionado por minuto, hora ou dia, como ocorre com aplicativos de patinetes elétricos.

Citroën Ami – 100 ëlectric
Citroën Ami: dianteira e traseira com o mesmo design
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!