Clubsport: novo VW Golf GTI ganha opção de 300 cv

Nova configuração apresentada à oitava geração do hatch usa o mesmo motor, mas com atualizações para maior potência
Volkswagen Golf 2021

Volkswagen Golf 2021 | Imagem: Divulgação

Depois de apresentar a oitava geração do Golf na Europa ainda no ano passado, a Volkswagen vem aos poucos lançando novas opções de configurações para o hatch. A icônica versão GTI já fez seu retorno, com elementos visuais clássicos do modelo. No entanto, o chassi do carro possibilita um acréscimo ainda maior de performance.

Agora, a VW apresentou o Golf GTI Clubsport. A receita não muda muito. Permanece o 2.0 turbo de quatro cilindros. Enquanto no GTI convencional ele entrega 245 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, o novo Clubsport gera 300 cv e 40,7 kgfm. Porém, a nova configuração é sempre equipada com a caixa DSG automatizada de dupla embreagem com sete velocidades, enquanto o GTI normal pode vir com câmbio manual de seis marchas.

Saiba mais: Volkswagen revela mais detalhes do Taos, rival do Jeep Compass

De acordo com a Volkswagen, o Golf GTI Clubsport consegue acelerar até 100 km/h partindo da imobilidade em apenas 6 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. Ao contrário do antigo Golf R, configuração ainda mais apimentada que pode retornar no futuro, o Clubsport não tem tração integral.

Volkswagen Golf 2021
Volkswagen Golf GTI Clubsport
Imagem: Divulgação

O novo golf GTI Clubsport recebe ainda um sistema de gerenciamento aprimorado, integrando diferencial blocante variável nas rodas dianteiras. Opcionalmente, a novidade pode vir com amortecedores adaptativos. A Volkswagen afirma que as melhorias reduzem a ocorrência do  subesterço comumente associado a carros de tração dianteira.

A suspensão de fábrica do Golf GTI Clubsport já é 15 milímetros mais baixa que a do GTI padrão e conta com um aumento na cambagem do eixo dianteiro. A marca ainda empreendeu alterações na calibragem da caixa direção elétrica. O intuito é prover ao Clubsport respostas mais diretas nas mudanças de direção.

O Clubsport se diferencia visualmente por itens exclusivos como grade revisada com grelha em forma de colmeia, além de para-choque aprimorado com um acabamento preto na parte superior e branco no inferior. A novidade pode trazer rodas de 18 ou 19 polegadas. Na traseira, acrescenta ainda spoiler preto no teto e duas saídas circulares de escape, uma em cada lado do para-choque, divididas por uma imitação de difusor de ar. Por dentro, o Clubsport vem de série com o acabamento “ArtVelours” de tecido, enquanto o couro perfurado é um opcional. Costuras vermelhas são aplicadas aos bancos, apoio de braço central, tapetes e volante.

Volkswagen Golf 2021
Interior do Volkswagen Golf GTI Clubsport
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa