Clubsport: novo VW Golf GTI ganha opção de 300 cv
Nova configuração apresentada à oitava geração do hatch usa o mesmo motor, mas com atualizações para maior potência
Depois de apresentar a oitava geração do Golf na Europa ainda no ano passado, a Volkswagen vem aos poucos lançando novas opções de configurações para o hatch. A icônica versão GTI já fez seu retorno, com elementos visuais clássicos do modelo. No entanto, o chassi do carro possibilita um acréscimo ainda maior de performance.
Agora, a VW apresentou o Golf GTI Clubsport. A receita não muda muito. Permanece o 2.0 turbo de quatro cilindros. Enquanto no GTI convencional ele entrega 245 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, o novo Clubsport gera 300 cv e 40,7 kgfm. Porém, a nova configuração é sempre equipada com a caixa DSG automatizada de dupla embreagem com sete velocidades, enquanto o GTI normal pode vir com câmbio manual de seis marchas.
Saiba mais: Volkswagen revela mais detalhes do Taos, rival do Jeep Compass
De acordo com a Volkswagen, o Golf GTI Clubsport consegue acelerar até 100 km/h partindo da imobilidade em apenas 6 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. Ao contrário do antigo Golf R, configuração ainda mais apimentada que pode retornar no futuro, o Clubsport não tem tração integral.
![Volkswagen Golf 2021 Volkswagen Golf 2021](https://www.autoo.com.br/fotos/2020/10/960_720/volkswagen_golf_2021_11_14102020_35296_960_720.jpg)
O novo golf GTI Clubsport recebe ainda um sistema de gerenciamento aprimorado, integrando diferencial blocante variável nas rodas dianteiras. Opcionalmente, a novidade pode vir com amortecedores adaptativos. A Volkswagen afirma que as melhorias reduzem a ocorrência do subesterço comumente associado a carros de tração dianteira.
A suspensão de fábrica do Golf GTI Clubsport já é 15 milímetros mais baixa que a do GTI padrão e conta com um aumento na cambagem do eixo dianteiro. A marca ainda empreendeu alterações na calibragem da caixa direção elétrica. O intuito é prover ao Clubsport respostas mais diretas nas mudanças de direção.
O Clubsport se diferencia visualmente por itens exclusivos como grade revisada com grelha em forma de colmeia, além de para-choque aprimorado com um acabamento preto na parte superior e branco no inferior. A novidade pode trazer rodas de 18 ou 19 polegadas. Na traseira, acrescenta ainda spoiler preto no teto e duas saídas circulares de escape, uma em cada lado do para-choque, divididas por uma imitação de difusor de ar. Por dentro, o Clubsport vem de série com o acabamento “ArtVelours” de tecido, enquanto o couro perfurado é um opcional. Costuras vermelhas são aplicadas aos bancos, apoio de braço central, tapetes e volante.
![Volkswagen Golf 2021 Volkswagen Golf 2021](https://www.autoo.com.br/fotos/2020/10/960_720/volkswagen_golf_2021_11_14102020_35297_960_720.jpg)
Recomendados por AUTOO
![Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?](https://i.ytimg.com/vi/icusRSjEAHs/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCNACELwBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBv43UA8AiRtCZDMb-csvZCYXawXA)
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?
5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje![Embraer revela seu primeiro táxi-voador!](/fotos/Eve_Prototype_01-380x250.jpg)
Embraer revela seu primeiro táxi-voador!
Veículo elétrico ainda não leva pessoas e será testado em voo ainda em 2024![Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos](https://www.motoo.com.br/fotos/2024/7/296_222/royal-enfield_guerrilla-450_2024_19_17072024_60027_296_222.jpg)