Clubsport: novo VW Golf GTI ganha opção de 300 cv

Nova configuração apresentada à oitava geração do hatch usa o mesmo motor, mas com atualizações para maior potência
Volkswagen Golf 2021

Volkswagen Golf 2021 | Imagem: Divulgação

Depois de apresentar a oitava geração do Golf na Europa ainda no ano passado, a Volkswagen vem aos poucos lançando novas opções de configurações para o hatch. A icônica versão GTI já fez seu retorno, com elementos visuais clássicos do modelo. No entanto, o chassi do carro possibilita um acréscimo ainda maior de performance.

Agora, a VW apresentou o Golf GTI Clubsport. A receita não muda muito. Permanece o 2.0 turbo de quatro cilindros. Enquanto no GTI convencional ele entrega 245 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, o novo Clubsport gera 300 cv e 40,7 kgfm. Porém, a nova configuração é sempre equipada com a caixa DSG automatizada de dupla embreagem com sete velocidades, enquanto o GTI normal pode vir com câmbio manual de seis marchas.

Saiba mais: Volkswagen revela mais detalhes do Taos, rival do Jeep Compass

De acordo com a Volkswagen, o Golf GTI Clubsport consegue acelerar até 100 km/h partindo da imobilidade em apenas 6 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. Ao contrário do antigo Golf R, configuração ainda mais apimentada que pode retornar no futuro, o Clubsport não tem tração integral.

Volkswagen Golf 2021
Volkswagen Golf GTI Clubsport
Imagem: Divulgação

O novo golf GTI Clubsport recebe ainda um sistema de gerenciamento aprimorado, integrando diferencial blocante variável nas rodas dianteiras. Opcionalmente, a novidade pode vir com amortecedores adaptativos. A Volkswagen afirma que as melhorias reduzem a ocorrência do  subesterço comumente associado a carros de tração dianteira.

A suspensão de fábrica do Golf GTI Clubsport já é 15 milímetros mais baixa que a do GTI padrão e conta com um aumento na cambagem do eixo dianteiro. A marca ainda empreendeu alterações na calibragem da caixa direção elétrica. O intuito é prover ao Clubsport respostas mais diretas nas mudanças de direção.

O Clubsport se diferencia visualmente por itens exclusivos como grade revisada com grelha em forma de colmeia, além de para-choque aprimorado com um acabamento preto na parte superior e branco no inferior. A novidade pode trazer rodas de 18 ou 19 polegadas. Na traseira, acrescenta ainda spoiler preto no teto e duas saídas circulares de escape, uma em cada lado do para-choque, divididas por uma imitação de difusor de ar. Por dentro, o Clubsport vem de série com o acabamento “ArtVelours” de tecido, enquanto o couro perfurado é um opcional. Costuras vermelhas são aplicadas aos bancos, apoio de braço central, tapetes e volante.

Volkswagen Golf 2021
Interior do Volkswagen Golf GTI Clubsport
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!