Com apenas 19 dias úteis, setembro tem queda de 14% nas vendas

Mas volume de emplacamentos continua a ser superior ao mesmo período de 2017
Volkswagen Gol 2019

Volkswagen Gol 2019 | Imagem: Divulgação

Um observador desatento cravaria que as vendas de veículos novos em setembro foi um desastre se comparado à agosto. Afinal tivemos uma queda de mais de 14% nos emplacamentos – 204 mil contra 238 mil -, mas a culpa foi do calendário e não do mercado.

Com apenas 19 dias úteis, setembro perdeu quatro dias de vendas em relação a agosto. Com isso, os números acabaram menores no acumulado do mês, mas ainda altos se verificada a média diária de emplacamentos.

Pegue-se o caso da Chevrolet, líder no ranking. Se em agosto ela teve 41,5 mil unidades emplacadas no mês passado foram 36,4 mil, uma evidente queda. Mas basta dividir esses volumes pelos dias para constatar que a demanda subiu: foram 1.915 emplacados por dia contra 1.808 em agosto.

Situação parecida ocorreu com a Volkswagen, que viu sua média diária subir de 1.478 para 1.656 veículos, assim como a Ford (de 912 para 986), Renault (910 par 994) e Toyota (857 para 874). Já a Fiat teve uma pequena queda ( de 1.497 para 1.458 unidades) assim como a Hyundai (900 para 874) e Honda (526 para 504).

No acumulado do ano, as vendas de veículos leves continuam em alta em relação a 2017. Apenas em setembro o crescimento foi de 5,7% puxando um pouco para baixo a alta no ano – 13,1% entre janeiro e o mês passado. Nesse ritmo, o fechamento do ano deve bater 2015 que teve 2,463 milhões de emplacamentos. Naquele ano, a recessão puxava para baixo as vendas mês a mês. Agora, ao menos há uma certa estabilidade num patamar mais elevado.

Gol volta a se destacar

Apesar de a Volkswagen ter introduzido novas e mais acessíveis versões automáticas do Polo, as vendas do hatch compacto estacionaram numa faixa entre 5 mil e 6,5 mil emplacamentos. Com isso, quem diria, o Gol ultrapassou seu irmão mais novo e já é o Volkswagen mais vendido do país novamente.

Assim como o Polo, o Gol recebeu pela primeira vez a opção e câmbio automático genuíno – até então ele podia ser adquirido com a transmissão automatizada I-Motion. Mas é na venda direta que o hatch compacto da VW encontra sua vocação hoje em dia. Quase dois terços dos emplacamentos são realizados dessa forma, uma participação só igualada por veículos utilitários como a Strada e a Saveiro. Sem essas vendas, o Gol seria apenas o 17º colocado na ranking de 2018, um sinal de que embora tenha procura o modelo não deve trazer uma margem de lucro interessante para sua fabricante.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa