Um observador desatento cravaria que as vendas de veículos novos em setembro foi um desastre se comparado à agosto. Afinal tivemos uma queda de mais de 14% nos emplacamentos – 204 mil contra 238 mil -, mas a culpa foi do calendário e não do mercado.

Com apenas 19 dias úteis, setembro perdeu quatro dias de vendas em relação a agosto. Com isso, os números acabaram menores no acumulado do mês, mas ainda altos se verificada a média diária de emplacamentos.

Pegue-se o caso da Chevrolet, líder no ranking. Se em agosto ela teve 41,5 mil unidades emplacadas no mês passado foram 36,4 mil, uma evidente queda. Mas basta dividir esses volumes pelos dias para constatar que a demanda subiu: foram 1.915 emplacados por dia contra 1.808 em agosto.

Situação parecida ocorreu com a Volkswagen, que viu sua média diária subir de 1.478 para 1.656 veículos, assim como a Ford (de 912 para 986), Renault (910 par 994) e Toyota (857 para 874). Já a Fiat teve uma pequena queda ( de 1.497 para 1.458 unidades) assim como a Hyundai (900 para 874) e Honda (526 para 504).

No acumulado do ano, as vendas de veículos leves continuam em alta em relação a 2017. Apenas em setembro o crescimento foi de 5,7% puxando um pouco para baixo a alta no ano – 13,1% entre janeiro e o mês passado. Nesse ritmo, o fechamento do ano deve bater 2015 que teve 2,463 milhões de emplacamentos. Naquele ano, a recessão puxava para baixo as vendas mês a mês. Agora, ao menos há uma certa estabilidade num patamar mais elevado.

Gol volta a se destacar

Apesar de a Volkswagen ter introduzido novas e mais acessíveis versões automáticas do Polo, as vendas do hatch compacto estacionaram numa faixa entre 5 mil e 6,5 mil emplacamentos. Com isso, quem diria, o Gol ultrapassou seu irmão mais novo e já é o Volkswagen mais vendido do país novamente.

Assim como o Polo, o Gol recebeu pela primeira vez a opção e câmbio automático genuíno – até então ele podia ser adquirido com a transmissão automatizada I-Motion. Mas é na venda direta que o hatch compacto da VW encontra sua vocação hoje em dia. Quase dois terços dos emplacamentos são realizados dessa forma, uma participação só igualada por veículos utilitários como a Strada e a Saveiro. Sem essas vendas, o Gol seria apenas o 17º colocado na ranking de 2018, um sinal de que embora tenha procura o modelo não deve trazer uma margem de lucro interessante para sua fabricante.

 
 
Renault Kwid 2018
 
Renault Kwid 2018
Renault Kwid 2018
Jeep Compass 2018
 
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
Chevrolet Prisma 2018
 
Chevrolet Prisma 2018
Chevrolet Prisma 2018
Toyota Corolla 2019
 
Toyota Corolla 2019
Toyota Corolla 2019
Chevrolet Onix 2019
 
Chevrolet Onix 2019
Chevrolet Onix 2019
Fiat Argo 2019
 
Fiat Argo 2019
Fiat Argo 2019
Volkswagen Polo 2019
 
Volkswagen Polo 2019
Volkswagen Polo 2019
Ford Ka 2019
 
Ford Ka 2019
Ford Ka 2019
Volkswagen Gol 2019
 
Volkswagen Gol 2019
Volkswagen Gol 2019
Hyundai HB20 2019
 
Hyundai HB20 2019
Hyundai HB20 2019
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/