Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Com Argo batendo recorde e Jeep à frente da Honda, FCA fecha novembro em alta

Hatch compacto da Fiat terminou mês em 3º lugar enquanto a Jeep assumiu a 8ª colocação no ranking de 2019

Há muito a FCA não tinha tanto a comemorar em apenas um mês. A controladora das marcas Fiat e Jeep, entre outras, terminou novembro com suas marcas atingindo marcos importantes nas vendas.

Um deles foi o 3º lugar do Argo no ranking de novembro. O hatch compacto bateu seu recorde histórico de vendas, com 8.270 unidades emplacadas, ficando à frente de modelos como o HB20, Kwid e o novo Onix Plus. No acumulado do ano, o modelo da Fiat ainda é o 7º mais vendido, porém, teve outro marco simbólico, superar a picape Strada no ranking interno e agora é o carro da marca mais emplacado no Brasil.

A boa fase do Argo surpreende primeiro porque dependeu um pouco menos do que se esperava nas vendas diretas (metade do volume) do que se esperava. É verdade que o modelo depende desse público, mas está bem atrás no ranking desse tipo de negócio que rivais como o Ka, Gol e Onix.

A Fiat tem ampliado a gama de versões do modelo, que agora vão do básico ao aventureiro Trekking, que acaba de ganhar transmissão automática. É fato que o Argo ainda não tem fôlego para disputar espaço com o líder Onix, como se poderia esperar da marca italiana, mas para isso será necessário que o modelo receba as aguardadas melhorias em motor e câmbio. A montadora já confirmou que produzirá motores turbo no país e cogita-se a estreia de uma transmissão automática nas versões 1.3 do hatch.

Histórico 8º lugar no ranking

Se o feito do Argo foi restrito a novembro, o degrau conquistado pela Jeep, não. A famosa marca americana de modelos off-road acaba de superar a Honda e assumir o 8º lugar no ranking de 2019. Trata-se de um marco já que a Jeep oferece basicamente dois modelos contra uma linha mais ampla da marca japonesa.

Até novembro, a Jeep acumulava 117.895 unidades emplacadas contra 117.773 da Honda, diferença de apenas 122 carros. Com uma margem tão apertada, é possível que a montadora japonesa reverta a situação, no entanto.

Ainda assim, é bastante simbólico o momento da Jeep no Brasil, uma marca que até o começo da década tinha uma presença extremamente discreta no país. Tudo leva a crer que ela ainda tem espaço para crescer, com novos modelos como o modelo de 7 lugares que será lançado em 2021.

Resta saber até onde a estratégia de focar no mercado de vendas diretas possa prejudicar seus modelos a médio prazo. Para chegar em números tão altos, a Jeep tem investido demais em negociações com frotistas e com o mercado PCD. O Renegade, por exemplo, teve 45,6 mil das 63 mil unidades emplacadas em 2019 negociadas em venda direta, nada menos que 72% do volume total. Espera-se que não seja uma “vitória de Pirro” para o grupo FCA.

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções

Veja outras colunas

Elétrico Volvo EX30 já vende mais que chinês baratinho, mas até onde vai início arrasador?

18/06/2024 06h20

Lançado no Brasil em maio após um período de pré-reserva, modelo de entrada da marca sueca já se aproximava de mil unidades emplacadas

'Toyota Stout': o que há de real e fantasia na picape rival de Toro, Montana e cia?

14/06/2024 10h45

Rumores ganharam força desde a apresentação de um conceito no final do ano passado, mas há mais barulho e artigos distorcendo assunto para gerar cliques que informação segura até aqui

VW Polo aparece à frente da picape Strada nos emplacamentos de fevereiro

24/02/2024 05h05

Modelo que foi líder entre os automóveis em 2023 superou o HB20, o mais vendido em janeiro. Veja números atualizados