Com o I-Pace, Jaguar entra na disputa com a Tesla

Marca inglesa revela nesta semana o primeiro carro elétrico de sua história
Jaguar I-Pace 2019

Jaguar I-Pace 2019 | Imagem: Divulgação

Com muita pompa e circustância, como gostam os ingleses, a Jaguar celebrou com muita razão um feito importante em sua história de 80 anos: a marca apresentou ao mundo o I-Pace, crossover que lança a Jaguar no mundo dos automóveis com propulsão completamente elétrica.

Os dados técnicos da novidade impressionam. O modelo combina dois motores elétricos, um em cada eixo, que por si só já colaboram para conferir ao I-Pace tração integral. Os dois propulsores entregam uma potência combinada de 394 cv e um excelente torque de 71 kgfm, que, como é peculiar em motores elétricos, é instantâneo e está disponível a partir do momento em que os propulsores são acionados.

Com essas credenciais, a Jaguar revela que o I-Pace acelera de 0 a 100 km/h em excelentes 4,8 segundos, desempenho notadamente esportivo. Ponto positivo vai para a autonomia na casa de 480 km e as soluções que a Jaguar preparou para agilizar a recarga do modelo. A marca vai oferecer um sistema de carregamento rápido de 100 kW que permite recarregar 80% do conjunto de baterias em até 40 minutos. Já em uma tomada residencial convencional, os mesmos 80% são atingidos após um período de 10 horas conectado à fonte de energia.

A Jaguar ainda destaca que o I-Pace é amplamente beneficiado pela propulsão elétrica também no que diz respeito ao aproveitamento do espaço interno, já que os engenheiros e designers precisam destinar menos área da carroceria para acomodar partes mecânicas, o que beneficia os passageiros. De acordo com a fabricante inglesa, os passageiros do banco traseiro contam com um área livre de generosos 890 mm para as pernas. Também não há túnel central no modelo e o porta-malas entrega ótimos 656 litros.

Para acompanhar toda a sofisticação da parte mecânica, o I-Pace conta com painel digital e head-up display, o que facilita a exibição de informações. O crossover elétrico também vai inaugurar uma nova central multimídia que deverá ser adotada no restante da linha Jaguar Land Rover. Chamada de Touch Pro Duo, ela mescla duas telas sensíveis ao toque no centro do painel, tendência que está ganhando força atualmente.

A Jaguar Land Rover adianta que não existe previsão de oferecer o I-Pace no Brasil.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!