Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Com pré-venda bem-sucedida, SUV Haval H6 surpreende nos emplacamentos

Utilitário esportivo híbrido da GWM já havia vendido quase 800 unidades em maio, superando o nacional Tiggo 8

A Great Wall Motors (GWM) ainda dá os primeiros passos no mercado brasileiro, mas a montadora chinesa já mostra um potencial bastante grande de vendas. Um exemplo é o Haval H6, um SUV híbrido que chegou há pouco tempo e que teve uma aceitação surpreendente.

Comercializado em pré-venda, o modelo está disponível desde fevereiro, mas só começou a ser entregue nas últimas semanas. A GWM afirmou que nesse período já havia acumulado mais de 1.400 pedidos por meio da plataforma Mercado Livre.

O resultado é que até esta segunda-feira (29), o H6 registrava 786 unidades emplacadas. Trata-se de um volume respeitável visto que o rival CAOA Chery Tiggo 8 (mais caro) tinha 590 veículos vendidos.

VEJA TAMBÉM:

O patamar de emplacamentos é semelhante ao do argentino Taos, da Volkswagen, mas que não é vendido em versão híbrida. De fato, é uma demanda bem menor que a dos líderes do mercado, o Jeep Compass, o Toyota Corolla Cross e o Honda HR-V, mas diante do pouco conhecimento da Haval é sem dúvida um feito.

GWM Haval H6 Premium HEV 2024
GWM Haval H6 Premium HEV 2024
Imagem: Divulgação

Mais em conta que modelos flex

Quando se analisa o pacote técnico do Haval H6 tem-se uma boa ideia das razões desse começo arrasador. O SUV tem um preço para lá de competitivo: custava em maio R$ 214 mil,  não muito mais do que a Honda cobra pelo HR-V mais equipado (R$ 195 mil), mas que não tem opção eletrificada.

Se comparado aos seus competidores diretos, o H6 é bem mais barato que o Compass híbrido plug-in (R$ 338 mil) e não tão mais caro que o Corolla Cross hybrid flex (R$ 202 mil).

O modelo possui um motor 1.5 litro a gasolina com injeção direta e um motor elétrico que juntos oferecem 243 cv de potência.

Modelo Emplacamentos* Preço** Propulsão
Jeep Compass 4535 R$ 338.400 Híbrido
Honda HR-V 4092 R$ 194.800 Flex
Toyota Corolla Cross 3234 R$ 201.690 Híbrido
Volkswagen Taos 1387 R$ 186.280 Flex
Haval H6 786 R$ 214.000 Híbrido
CAOA Chery Tiggo 8 590 R$ 274.990 Híbrido

* Números provisórios de maio ** preço sugerido da versão básica ou única

O Haval H6 Premium HEV oferece ampla lista de itens de série, entre eles central multimídia, painel de instrumentos digital e head-up display, monitoramento de pontos cegos, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de estacionamento, piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa. A única opção é o teto solar, que acrescenta R$ 10 mil ao preço.

O SUV chinês tem ainda a seu favor o maior porte. São 4,68 m de comprimento e 2,73 m de entre-eixos que se refletem numa cabine muito confortável para 5 passageiros e um porta-malas com 560 litros.

GWM Haval H6 Premium HEV 2024
GWM Haval H6 Premium HEV 2024
Imagem: Divulgação

A GWM tem ainda no catálogo uma versão híbrida plug-in, o H6 Premium PHEV, que custa a partir de R$ 269 mil e o H6 Premium GT PHEV 4WD, por R$ 315 mil.

O bom desempenho de vendas deve galgar a marca a um posto destacado no ranking de emplacamentos no Brasil em breve.

Veja outras colunas

VW Polo aparece à frente da picape Strada nos emplacamentos de fevereiro

24/02/2024 05h05

Modelo que foi líder entre os automóveis em 2023 superou o HB20, o mais vendido em janeiro. Veja números atualizados

Picape Titano será um desafio duro para a Fiat

12/02/2024 10h00

Veículo, que chega ao mercado em breve, vai disputar um cliente que não se rende apenas ao marketing agressivo da marca italiana

Tracker foi o carro que mais perdeu valor entre os mais vendidos de 2023; veja ranking

06/02/2024 09h48

Além do SUV com 19,1% de desvalorização, Onix e Strada vêm atrás, ambos com 16,1%