Com proposta diferente, novo Fusion/Mondeo deve ganhar ''sobrenome''

Ford vai dando sinais da sua estratégia para a nova geração do Fusion, que deixará de ser um sedan
Acima projeção de Kleber Silva sobre o novo Fusion/Mondeo Evos

Acima projeção de Kleber Silva sobre o novo Fusion/Mondeo Evos | Imagem: Kleber Silva

A remodelação constante da linha da Ford dará origem a vários novos veículos, tendo a eletrificação como prioridade. Nos EUA - e aqui no Brasil, ao que tudo indica, a marca caminha para a mesma direção - a Ford já deixou claro que vai deixar de oferecer hatches e sedans. Com isso, o sedan médio-grande Fusion será um dos produtos que vai abandonar a carroceria três volumes para atuar em um segmento completamente diferente. Do modelo atual, apenas o nome será mantido. Como já noticiamos, a Ford fará do Fusion norte-americano uma espécie de crossover que vai mirar no sucesso comercial do Subaru Outback por lá, uma estratégia da marca de atuar em todos os segmentos de utilitários esportivos.

Nesta semana, o FordAuthority trouxe uma notícia interessante. De acordo com a apuração do site, a fabricante registrou o nome Mondeo Evos por três escritórios de patentes ao redor do mundo, contemplando Austrália, Nova Zelândia e União Europeia. Vale a pena destacar que Mondeo era a designação adotada na presente geração pelo Fusion na Europa, portanto a Ford pode adotar um "sobrenome" apenas para diferenciar a nova proposta dos modelos.

Na história da Ford, Evos foi um nome dado a um carro conceito revelado no Salão de Frankfurt em 2011 que se destacava pela carroceria cupê 2 portas com formas bem interessantes para o design do conjunto como um todo. O designer Kleber Silva, em paralelo, realizou duas projeções que nos antecipam o que podemos esperar dos eventuais Fusion/Mondeo Evos, tomando como base a proposta crossover que deverá guiar a nova geração do modelo.

O fato da Ford cogitar um nome duplo para seu futuro crossover também pode abrir margem para especulações de que o Fusion/Mondeo atual, com carroceria sedan, possa ganhar uma nova geração preservando esse tipo de carroceria para alguns mercados específicos, como é o caso da China. Apesar das vendas registrarem queda nos últimos anos, o Fusion também é um modelo que sempre teve boa aceitação no Brasil e conquistou uma boa reputação no país. A tendência mais forte, contudo, é que o Fusion/Mondeo torne-se de fato um crossover a partir da próxima geração.

 

Ford Evos
Acima o conceito Ford Evos revelado em 2011 durante o Salão de Frankfurt
Imagem: Divulgação

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!