O efeito IPI voltou a motivar uma nova corrida dos consumidores às concessionárias no mês de março. Mas, desta vez, foi a última vez que o desconto do imposto surtiu algum resultado – a partir deste mês a alíquota voltou ao que era antes da crise.

Resultado: mais um recorde histórico de vendas e com margem em relação ao anterior. Foram nada menos que 337 381 automóveis e comercias leves, um volume impressionante que se fosse repetido todos os meses faria o Brasil passar a ser o 3º maior mercado do mundo.

Mas a tendência é que o ritmo arrefeça daqui para frente. Ainda assim as apostas são para um total de 3,4 milhões de veículos vendidos no ano.

Disputa pelo 5º lugar

Com raras exceções, todas as marcas se beneficiaram da corrida às lojas. O destaque ficou por conta da Honda e da Renault, que tiveram um aumento de 82% e 78%, respectivamente, mas a marca francesa leva vantagem por ter partido de um total mais alto em fevereiro.

Na ponta, a Fiat manteve o 1º posto, porém, o destaque foi a Chevrolet com quase 66% de crescimento. Já as coreanas Hyundai atingiram patamares nunca experimentados aqui: a Hyundai superou a barreira das 10 mil unidades e a Kia, a das 5 mil unidades.

Mitsubishi e Peugeot foram as marcas que menos aproveitaram o momento, mas mesmo assim exibiram números expressivos – 49% e 46%, respectivamente.

Compactos antigos deram o tom

Entre tantos números positivos, vale destacar o papel do Celta e do Corsa Sedan no 2º lugar obtido pela GM em março. O hatch terminou o mês atrás apenas do Gol, com 19 944 unidades vendidas. Já o sedã, que inclui a versão Classic, chegou a 12 332 unidades. Em compensação, a sensação da marca, o Agile, foi um dos poucos modelos a perder vendas com queda de 7,9%.

O Fiesta, o Sandero e o Clio também tiveram um mês inesquecível, com volume inédito no caso dos dois primeiros. O crossover CR-V, com 1 647 carros e o sedã Cerato, com 1 323 unidades, foram os importados com maior crescimento de vendas.

Confira nossas páginas especiais do ranking:

Carros mais vendidos em março de 2010
Marcas mais vendidas em março de 2010

Carros mais vendidos em 2010
Marcas mais vendidas em 2010

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/