Comfort, Limited, Platinum ou Ultimate: por qual versão optar do novo Hyundai Creta?

SUV compacto chega ao mercado com opções de motor 1.0 turbo e 2.0 16V
Hyundai Creta 2022

Hyundai Creta 2022 | Imagem: Divulgação

Atualmente o segundo SUV compacto mais vendido no Brasil, o Hyundai Creta segue firme colhendo os frutos da boa reputação que conquistou no país.

Lançada nesta semana, a nova geração do SUV corrigiu alguns pontos onde o Creta anterior deixava a desejar, como a ausência de um motor turbo mais eficiente e a falta de assistentes de condução.

Ao todo, a nova geração do Hyundai Creta chegará ao mercado em quatro versões, a maioria delas trazendo o 1.0 turbo sob o capô.

Importante reiterar que o Creta atual seguirá em linha somente na versão Action e com motor 1.6 16V, servindo de opção aos clientes da marca que desejarem um SUV por menos de R$ 100 mil. 

Infelizmente, segundo a Hyundai nos explicou, até o momento não está nos planos oferecer o Creta Action ao público PcD ou criar algum catálogo do modelo específico aos consumidores que podem realizar a compra com isenção. A tendência, ao menos por enquanto, é que a Hyundai atenda algumas vendas diretas em caráter pontual.  

De acordo com estimativas da fabricante, a tendência é de que a migração do público em geral para a nova geração do Creta será massiva.

A Hyundai acredita que o modelo atualizado deverá responder por 70% dos emplacamentos do SUV a partir de agora.

Também em resposta ao AUTOO, a marca sul-coreana revelou que prevê uma participação de 80% nas vendas do novo Creta para as versões 1.0 turbo, em linha com o que observamos no mercado, quando analisamos os concorrentes diretos do SUV.   

Vamos, então, para uma análise das quatro versões do novo Creta 2022:  

Comfort 1.0 Turbo - R$ 107.490 (recomendação: boa compra) 

Certamente o Creta 1.0 TGDI Comfort surge como a pedida mais racional dentro da gama, com preço convidativo e R$ 13.000 mais barato do que a configuração imediatamente superior. 

O que é interessante no Creta Comfort é que a Hyundai não optou por simplificar demais a versão para conseguir melhor custo-benefício. 

De série, ele já é equipado com 6 airbags, controles de tração e estabilidade, central multimídia com câmera de ré, limitador e controlador de velocidade, entre outros itens. 

Podemos dizer que, de um ponto de vista pragmático, só falta mesmo ao Creta Comfort o sensor de estacionamento de série, que é oferecido somente a partir da versão Limited. 

Importante destacar o ótimo compromisso entre desempenho e economia de combustível proporcionado pelo 1.0 TGDI associado ao câmbio automático de 6 marchas. 

De acordo com os testes da fabricante, o SUV assim configurado acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos, tempo semelhante ao do Chevrolet Tracker 1.0 Turbo. 

Já as médias de consumo do Creta sobrealimentado apontam até 8,3 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada com etanol. As parciais com gasolina ficam em 11,6 e 12 km/l, respectivamente.  

Creta Limited 1.0 Turbo - R$ 120.490 (recomendação: opte somente se a conectividade for algo indispensável ao seu perfil) 

A ampla distância financeira que separa as versões Comfort e Limited exige que você pondere alguns pontos antes de optar pelo catálogo mais caro. 

Talvez a principal diferença entre as duas configurações fique para o fato de que a partir da versão Limited o novo Creta 2022 é equipado com o sistema de serviços conectados Bluelink. 

Se a tecnologia for preponderante para você, aí sim talvez a quantia adicional se justifique. 

Fora isso, encontramos no Creta Limited alguns diferenciais estéticos, como as rodas de liga leve aro 17” e o volante com revestimento de couro. 

Entre os itens funcionais, destaque para o sensor de estacionamento, chave presencial, ar-condicionado automático digital, carregador de smartphones por indução e retrovisores com rebatimento elétrico. 

Creta Platinum 1.0 Turbo - R$ 135.490 (recomendação: melhor escolha dentro da gama, para quem deseja o Creta mais equipado) 

Para quem não abre mão de todos os recursos de conforto, comodidade e estilo, é mais indicado optar pela versão topo de linha do novo Creta 2022 com motor 1.0 turbo. 

Além de todos os itens do Creta Limited 1.0 Turbo, o modelo na versão Platinum acrescenta o teto solar panorâmico e a central multimídia com tela de 10,25”, dois recursos que elevam a sofisticação interna. 

No campo da segurança e tecnologia, destaque também para o sistema de câmeras 360º e o monitoramento de pontos cegos nos retrovisores externos. 

Dentro do segmento, entretanto, o Chevrolet Tracker Premier 1.0 Turbo (R$ 127.390) entrega tanta tecnologia quanto o Creta Platinum, com destaque para o alerta de colisão com frenagem autônoma e assistente de estacionamento, por um preço amplamente melhor. 

Em paralelo, o Volkswagen T-Cross Comfortline (R$ 130.190) também é mais barato em relação ao Creta Platinum e seu principal atributo reside na maior potência e torque do 1.0 TSI, repercutindo também em melhor desempenho. 

Creta Ultimate 2.0 16V - R$ 146.990 (recomendação: melhor olhar para os concorrentes...) 

A opção topo de linha do novo Creta deve ser analisada com cuidado. 

Apesar de ter realizado uma atualização profunda no motor 2.0 16V flex aplicado até a geração anterior do SUV, chega a ser um contrassenso um carro moderno, como é o caso do novo Creta — sobretudo em seu catálogo mais caro — oferecer um tipo de motor que já está sendo abandonado pela maioria dos concorrentes. 

É fato que o 2.0 oferece bem mais potência (167 cv) e torque (20,6 kgfm) do que o 1.0 TGDI, permitindo ao Creta Ultimate 2022 acelerar de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e alcançar médias de 10,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada com gasolina. 

A grande questão é que, se olharmos para a categoria dos SUVs compactos, vamos encontrar o VW T-Cross Highline (R$ 139.890) com seu interessante 1.4 turbo sob o capô. Ele entrega potência menor (150 cv) em relação ao Creta 2.0, mas é muito superior em torque (25,5 kgfm), impulsionando o VW de 0 a 100 km/h em competentes 8,7 segundos. 

Pelo preço, o Creta Ultimate traz um nível de equipamentos coerente com sua proposta, como os faróis full-LED, rodas aro 18” e o pacote Hyundai SmartSense composto por alerta de colisão com frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e outros veículos, assistente de permanência em faixa, farol alto automático e controle de cruzeiro adaptativo. 

Novamente, voltando à categoria de maneira geral, um Chevrolet Tracker Premier 1.2 Turbo traz, assim como o Creta Ultimate, os faróis full-LED, o alerta de colisão e acrescenta o assistente de estacionamento. O Chevrolet fica devendo o assistente de permanência em faixa, o farol alto automático e o controle de cruzeiro adaptativo, mas custa R$ 10.500 a menos, uma economia e tanto. 

Em termos de desempenho, o Tracker 1.2 turbo não se equivale ao T-Cross 1.4 TSI, mas consegue respostas bem semelhantes ao Creta 2.0. 

Apesar de todas as virtudes inerentes ao projeto do Hyundai, como a cabine ampla e confortável, além do porta-malas para 422 litros, a grande questão é que o Creta Ultimate torna-se um tanto quanto anacrônico ao trazer sob o capô um propulsor que está longe de surpreender. 

Curioso que, ao olharmos para o exterior, sobram opções de motores bem mais avançados que a Hyundai poderia aplicar sob o capô do Creta nacional. Um bom exemplo é o 1.6 TGDI, que integra a mesma família Smartstream do 2.0 flex. 

O propulsor está presente, entre outros modelos, no Hyundai Kona vendido na Europa e serviria para deixar o novo Creta nacional muito mais competitivo considerando o valor cobrado na versão topo de linha avaliada aqui. 

Uma pena que o pacote de assistentes de condução para o Creta 2022 seja oferecido apenas nesta versão, tornando praticamente obrigatória sua escolha para quem faz questão de mais tecnologia embarcada.

Hyundai Creta 2022

Hyundai Creta 2022

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!