Conceito antecipa o que podemos esperar do novo Ford Bronco

Modelo vai participar da Baja 1000 e busca legado do antecessor
Ford Bronco R

Ford Bronco R | Imagem: Divulgação

Aos poucos a Ford vai oferecendo mais detalhes sobre um de seus lançamentos mundiais mais aguardados nos últimos tempos. Estamos falando da volta do Bronco ao mercado, modelo que fez sucesso nos EUA ao combinar uma proposta bastante singular para o país-sede da marca, no caso um utilitário esportivo compacto no tamanho, mas ao mesmo tempo valente para o uso fora-de-estrada.

É bom ficarmos de olho em tudo o que envolve o Bronco uma vez que a Ford prepara um modelo de características bastante semelhantes para o Brasil e demais mercados da América do Sul. Enquanto o Bronco deverá ter uma estrutura muito mais robusta, com elementos emprestados da Ranger como o chassi, o “baby Bronco” que deverá chegar à América do Sul adotará uma estrutura monobloco, porém com a mesma disposição para o off-road. É bem possível que vários elementos de design dos dois modelos sejam compartilhados tendo em vista a proximidade das propostas.

Para deixar claro que o novo Bronco será fiel às origens dos antecessores, a Ford preparou um conceito baseado na novidade que disputará a tradicional Baja 1000, uma disputa de mil milhas (pouco mais de 1.600 km) realizada na Península da Baixa Califórnia (Baja Peninsula). O trajeto engloba percursos off-road desafiadores, funcionando como uma boa referência para analisar o desempenho do conjunto mecânico, plataforma e a robustez em si dos veículos que participam da prova.

A Ford não entrou em detalhes sobre a nova geração do modelo, mas adianta que o Bronco R traz elementos em sua carroceria de compósito criada especialmente para a competição que remetem ao Bronco de primeira geração (1966-1977), como o capô e teto completamente retos. O conceito ainda recebeu 15 barras de LED na parte dianteira que ajudam a compor o nome do modelo com bastante destaque.

As cores vermelha, branca e preta remetem ao Bronco com que a Ford ganhou a competição em 1969, modelo que foi conduzido por Rod Hall and Larry Minor. Inclusive é a neta de Rod, Shelby Hall, quem conduzirá o Bronco R neste ano. O número “2069” que você confere no protótipo faz uma alusão à classe em que o Bronco R vai disputar na Baja 1000 (20) e o “69” celebra os 50 anos da vitória alcançada pelo modelo original.

 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!