Conheça a história do Land Rover Evoque

Novo integrante da linha Range Rover colocará a marca em novos rumos. Desembarque no Brasil é previsto para novembro

Land Rover Range Rover Evoque | Imagem: Land Rover

A cada vez mais acirrada competitividade dentro da indústria automotiva tem obrigado as montadoras a quebrar paradigmas. Ou alguém imaginava um utilitário da Porsche, uma Ferrari com tração integral ou um SUV da BMW com ares de cupê? A Land Rover, até então tradicionalíssima em sua concepção de carros, decidiu mudar o rumo de sua história. Durante o Salão do Automóvel de São Paulo, o chefe de design da marca inglesa, Gerry McGovern, revelou ao AUTOO que tradição – valor no qual muitas marcas se apoiam – está virando coisa do passado. “Hoje está tudo misturado. E nesse contexto, nossa missão é desenhar produtos desejáveis. O mundo está mudando, e quão relevante será a tradição?”, questionava o designer da empresa. A polêmica revelação vem justamente do “pai” do modelo mais revolucionário que a Land Rover já fez: Range Rover Evoque.

Apresentado no Salão de Paris na versão duas portas e no de Los Angeles na carroceria de quatro portas, o Evoque é a evolução do conceito LRX, revelado no Salão de Detroit de 2008.

Transgressor, o novo crossover da marca inglesa é um dos modelos mais esperados para 2011 – não só no Brasil, onde chega em novembro, mas também nos outros 160 países onde será comercializado. Metade do apelo do Evoque está no visual estonteante, diferente de tudo o que existe hoje e brilhante na tarefa de antecipar o futuro. A outra parcela vem de suas características dinâmicas: trata-se do Land Rover mais leve e compacto, o que se traduz em promessa dirigibilidade diferenciada. Promessa que deverá ser confirmada, a julgar pelos modelos na qual a Land Rover se apoiou para conceber o EvoqueBMW X1, Mini Cooper e Audi TT foram as principais referências para a marca.

Pure, Dynamic e Prestige

Ainda que mantenha o DNA da Land Rover e o luxo da estirpe Range Rover, o Evoque mira claramente no público jovem. Essa nova pretensão é percebida não só pelo desenho externo, como também pelo ambiente da cabine. Serão três versões de acabamento: Pure, com “um elegante e clean habitáculo em cores neutras”, segundo a marca; Dynamic, caracterizada por rodas aro 20 e diferenciações estéticas nos para-choques, soleira, grade dianteira e escapamentos, além de teto e spoiler pintados de em outra cor, bancos esportivos e com detalhes em “cores vibrantes”; e por fim a Prestige, topo de linha, que não economiza em materiais de alta qualidade.

Motores

Produzido na fábrica da Land Rover em Halewood, na Inglaterra (onde a marca também faz o Freelander 2), o Evoque será equipado com dois motores a diesel e um a gasolina. O 2.2 litros turbodiesel gera 150 cv ou 190 cv, dependendo da versão. Com o menos potente deles, é possível atingir 21,26 km/l de consumo e emitir 145 g/km de CO2, segundo a marca. Já o novo 2.0 Si4, também sobrealimentado e com injeção direta de gasolina, chega aos 240 cv. Este será o bloco que equipará as unidades importadas para o Brasil, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas.

Seu preço estimado para o Brasil deve ficar entre R$ 200.000 e R$ 220.000. Confirmando-se o preço e considerando sua proposta, o Evoque concorrerá, entre outros, com BMW X1, Audi Q5 e Volvo XC60 – embora a Land Rover do Brasil afirme que, por ser único, o crossover não tem rivais.

Tendo ou não concorrentes, a missão do Evoque é atrair novos clientes, como explica Phil Popham, diretor da Land Rover: “o Evoque atrairá um novo grupo de consumidores que nunca antes consideravam comprar um Range Rover”.

Tudo sobre o Land Rover Range Rover Evoque

Land Rover Range Rover Evoque

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas