Conheça o carro elétrico brasileiro que ainda não existe, mas já está à venda

Lecar 459 já pode ser encomendado por R$ 279.459 no site da empresa, mas é só um projeto, pelo menos por enquanto
Projeção do Lecar 459

Projeção do Lecar 459 | Imagem: Reprodução

O Brasil não tem uma marca de automóveis nacional de fato, embora muitos sonhos já tenham saído do papel sem ter chegado a fazer grande sucesso. Gurgel, Puma, Lobini e Troller são algumas dessas montadoras que surgiram e, por um motivo diferente da outra, acabaram fechando suas portas.

VEJA TAMBÉM:

Mas os empresários não desistem e vez ou outra surgem novas tentativas. A da vez é a Lecar, uma empresa de Caxias do Sul (RS) que já está aceitando encomendas do Model 459, um sedã elétrico que custa R$ 279.459, conforme mostra o site da empresa. O problema é que o carro ainda não existe.

Projeção do Lecar 459
Projeção do Lecar 459 feita por computado mostra o sedã cujo protótipo deverá ser finalizado em feveiro, diz a marca
Imagem: Reprodução

O sedã ainda está em fase de protótipo e o primeiro dele foi montado parcialmente e mostrado ao vivo no YouTube. No vídeo, uma espécie de entrevista coletiva do empresário Flavio Figueiredo Assis, fundador da Lecar, ele explica como espera que o carro seja, fala sobre dados técnicos e diz que a parte mecânica virá da China.

Nas imagens, o carro não tem motor e nem acabamento interno além dos bancos. A estrutura do carro é tubular com carroceria feita com chapas plásticas. “Material flexível, resistente e tecnológico”, diz a empresa. Tem suspensão independente e caixa de direção, apenas.

A empresa diz que o protótipo será finalizado em fevereiro de 2024, quando passará por homologação na Inglaterra. Esse processo deverá durar até nove meses e as primeiras unidades deverão começar a ser fabricadas em dezembro de 2024.

Cerca de 300 unidades estão programadas para ser montadas por mês, em Caxias do Sul (RS), ainda conforme a empresa, que também diz que vai se concentrar primeiro nas vendas para Grande São Paulo, Campinas (SP) e São José dos Campos (SP). Otimista com seu carro, Assis pretende vender o Model 459 até nos EUA, na França, na Itália e em Mônaco.

De qualquer forma, a Lecar já tem até os números de desempenho do carro. São 3,9 segundos para chegar aos 100 km/h e uma autonomia de 459 km com uma carga. Simulações próprias garantem que o carro é cinco estrelas em segurança. 

Projeção do Lecar 459
Projeção do interior do Lecar 459  com bancos do tipo concha e console central luminoso entre os destaques
Imagem: Reprodução

No site há diversas imagens feitas em computador que mostram um sedã com linhas curvas, faróis e lanternas de LED e interior limpo com uma grande tela vertical no console central. O volante é do tipo manche de avião.

A reportagem do Autoo entrou em contato com a assessoria de imprensa da Lecar e vamos acompanhar o andamento do projeto do Model 459.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!