Conheça o novo Citroën C3 brasileiro

Inspirado no modelo europeu, mas com elementos da linha nacional atual, novo compacto chega em julho

Eis o novo C3 para o Brasil | Imagem: João Kleber do Amaral

O grupo PSA Peugeot-Citroën já começou a gastar os R$ 3,7 bilhões que prometeu investir no mercado brasileiro em outubro de 2011. Uma parte desse dinheiro foi destinada à divisão Citroën para desenvolver a nova geração do hatch C3 para o Brasil, pois a linha atual começou a perder seu encanto no mercado brasileiro, apesar dos números regulares de vendas.
 
Lançado no Brasil em 2003, um ano após estrear na França, o C3 já mudou na Europa há algum tempo, e não foi um simples facelift, como o do modelo nacional em 2008.

Na Europa, a segunda geração do compacto está à venda desde 2009 com uma nova plataforma, mecânica com recursos mais avançado e o visual reformulado, que o colocou de volta ao páreo dos compactos “bonitinhos” na região.

Citroën C3 2013
Foto gentilmente cedida pelo site Webmotors

O novo C3 está quase pronto para estrear no Brasil, tanto que o modelo já carrega pouca camuflagem

E este carro está chegando ao Brasil, ao menos parte dele. Segundo apurou o AUTOO, a nova linha do veículo ainda manterá elementos estruturais e mecânicos do C3 atual, sem falar no compartilhamento de componentes dos modelos C3 Picasso e C3 Aircross, que cederão principalmente itens de interior.

A PSA, por sua vez, já iniciou os testes em vias públicas com uma “versão brasileira” do novo C3, que será fabricado em Porto Real (RJ), como mostram os flagras do modelo circulando ainda camuflado.

A parte visual do próximo C3 nacional também não seguirá a risca o desenho do modelo europeu, como mostra a projeção exclusiva do AUTOO. O compacto da Citroën terá elementos diferenciados no mercado brasileiro, como o filete de LEDs abaixo dos faróis e a grade frontal vazada. Outros pontos de destaque serão os detalhes cromados por todo o veículo e a grande área envidraçada, especialmente na porção frontal com o parabrisa que se estende até parte do teto. A marca também deve inovar na oferta de cores.

Citroën C3 2013
João Kleber do Amaral

A nova geração do C3 é uma espécie de miniatura do C4 Picasso. Modelo deve chegar entre julho e outubro

No que diz respeito as opções de motorização, a única novidade será a introdução do novo motor 1.6 com sistema Flex Start, que dispensa o tanquinho de gasolina auxiliar para partidas – mesmo motor que equipa as versões de entrada do Peugeot 308. As versões de entrada seguirão com o propulsor 1.4 flex da gama atual, possivelmente com alguns avanços para otimização de desempenho e consumo de combustível.

Se interessou pelo novo C3? A Citroën ainda cerca o modelo de mistérios, diferente de nossas fontes. O lançamento da nova geração do carro no Brasil está prevista para acontecer entre julho e outubro deste ano. Quanto aos preços, se prepare. Por ser tratar de um novo automóvel e com um perfil “premium” os valores devem subir.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!