Covid-19: Chevrolet e Mercedes darão férias coletivas no Brasil

Ambas as marcas anunciaram paradas programadas de suas operações por aqui. Pausa pode chegar a duas semanas
Fábrica da Chevrolet em São Caetano do Sul (SP)

Fábrica da Chevrolet em São Caetano do Sul (SP) | Imagem: Divulgação

Os primeiros efeitos práticos da expansão da Covid-19 no Brasil estão começando a aparecer para a indústria automotiva nacional. Ontem, (18/3) duas montadoras por aqui anunciaram que dariam início a um programa de férias coletivas para seus empregados: Chevrolet e Mercedes-Benz.

No caso da marca da General Motors, a companhia informou em comunicado que “está ajustando a produção à demanda do mercado”. Todos os funcionários das fábricas da GM no Brasil serão postos em férias coletivas a partir do dia 30 de março. Ainda não há data para retorno, mas especula-se que os trabalhos retornarão a partir de 12 de abril. No lançamento do novo Tracker, contudo, a fabricante adiantou que conta com um bom estoque do SUV produzido em São Caetano do Sul (SP), suficiente para os próximos dois meses, e sua rede de concessionárias já está abastecida com a novidade. 

No caso da Mercedes-Benz, a marca dará a todos os seus funcionários no Brasil folgas debitadas por meio de banco de horas entre 25 e 27 março, além de 20 de abril. A empresa dará então mais 20 dias de férias coletivas aos empregados, indo de 30 de março a 19 de abril. A marca diz que o retorno das atividades normais está programado para 22 de abril, mas depende da “situação do país” naquele momento.

Com a menor circulação e restrições a eventos que aglomerem números elevados de pessoas, era esperado que as montadoras passassem a se adequar a um ritmo menor de vendas. Além disso, com a produção na China quase paralisada e a difícil logística de componentes, não se sabe até quando os estoques de peças permitirão manter outras fábricas operando.

Fábrica da GM em Gravataí: nova família de carros a caminho
Fábrica da GM em Gravataí: nova família de carros a caminho
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!