'Cretão', SUV Hyundai Alcazar ganha primeiras imagens oficiais

Com 7 lugares, novo utilitário esportivo utiliza a mesma base do nosso Creta, mas terá visual mais atraente
Hyundai Alcazar 2022

Hyundai Alcazar 2022 | Imagem: Divulgação

A Hyundai começou a revelar o Alcazar, seu inédito SUV de 7 lugares, nesta terça-feira, 23. O modelo é baseado no nosso conhecido Creta, mas as imagens de teaser apresentadas hoje mostram que o utilitário esportivo terá mudanças no estilo – e para melhor.

Não é segredo para ninguém que o Creta é um dos projetos menos inspirados da montadora sul-coreana. Nascido há quase 10 anos, o SUV demorou a chegar ao Brasil e por isso está ‘atrasado’ em relação ao atual design da Hyundai, visto em modelos como o novo Tucson.

O Alcazar não corrige essa lacuna, mas dá mostra de mais esmero da marca ao desenhar uma traseira mais palatável, com belas lanternas e uma tampa do porta-malas com estilo mais ‘global’. Ou seja, bem diferente da solução exótica do Creta indiano, país onde o novo SUV será lançado primeiro.

A lateral do SUV de 7 lugares repete os imensos para-lamas assim como os painéis das portas, mas a partir da coluna C o novo carro ganha espaço para acomodar a terceira fileira de assentos. Isso fez a Hyundai prolongar a altura do teto para oferecer espaço vertical suficiente para os ocupantes.

Versão com 6 lugares

A frente não foi completamente revelada, mas tudo leva a crer que repetirá a solução sem inspiração do Creta reestilizado. O interior, como não poderia ser diferente, terá um painel idêntico, mas a marca confirmou rumores de que o Alcazar terá uma configuração com seis assentos.

Hyundai Alcazar 2022
Hyundai Alcazar 2022
Imagem: Divulgação

Uma das imagens mostra um desenho do interior com bancos individuais na segunda fileira e apoio de braço central. Imagina-se, no entanto, que isso seja opcional já que a marca considera a capacidade total de 7 lugares.

Embora o Alcazar (nome emprestado de um castelo medieval espanhol) seja um veículo desenhado para competir no emergente mercado indiano, a Hyundai chama seu lançamento na primeira semana de abril de “debut global”, ou seja, o utilitário esportivo pode chegar a outros mercados, incluindo o Brasil.

Vale dizer que o Alcazar não deverá ser um carro de 7 lugares de fato e sim um modelo “5+2”, ou seja, com dois assentos com espaço reduzido, na linha do que fez a GM com a Spin e a famosa Zafira. Dada as limitações das dimensões do Creta, que tem 1,78 m de largura e entreeixos de 2,59 m, não há milagres em esticar a carroceria desta forma.

Ainda assim, é uma opção válida para quem precisa de mais lugares e não quer ou pode pagar pelo futuro derivado do Jeep Compass com 7 assentos, por exemplo. Espera-se, no entanto, que a filial brasileira da Hyundai mexa no design do Creta (que vai mudar em breve) e, como se vê, um pouco menos no Alcazar, se decidir produzi-lo em Piracicaba.

Hyundai Alcazar 2022
Hyundai Alcazar 2022
Imagem: Divulgação