Walter de Silva, um dos mais famosos designers automobilísticos do mundo, bancou uma aposta há uma década, a de que os carros da Volkswagen deveriam ser muito parecidos. A ideia era criar uma identidade ‘Volkswagen’ primeiro para depois investir em personalidades diferentes.

Não foi fácil ver a concorrência se esbaldar em ideias diferentes enquanto os carros da VW permaneciam sempre uma variação do outro, mas agora parece que essa nova fase enfim chegou com o Arteon.

O novo cupê de quatro portas da marca já anuncia mudanças em seu nome. Ele deveria ser a terceira geração do CC, modelo que nasceu como Passat CC, mas a Volks resolveu rebatizá-lo e criar, assim, uma nova linhagem.

E que automóvel bem resolvido. As marcas da VW estão presentes, mas ele é mais insitigante, com uma frente larga e cheia de reentrâncias. Placa de identificação e logotipo, por exemplo, flutuam sobre a grade enquanto a lateral exibe imensas rodas com pneus de perfil baixo. Na traseira, as lanternas alongadas são a maior referência ao estilo da marca, mas a inscrição ‘Arteon’ na tampa do porta-malas mostra que a Volks quer chamar a atenção.

Apesar disso, o Arteon não é uma surpresa afinal é baseado no conceito Sport Coupe Concept GTE, mostrado há dois anos. Como um bom ‘cupê-sedã’ (ou seria um sedã cupê?), o novo carro da VW oferece bom espaço interno, mas a montadora diz ser o melhor da categoria – o porta-malas, por exemplo, comporta 563 litros de bagagem e o entreeixos deixa implícito que não haverá problemas para os cinco ocupantes: são nada menos que 2,84 metros.

 
 
Volkswagen Arteon 2018
 
Volkswagen Arteon 2018
Volkswagen Arteon 2018
Volkswagen Arteon 2018
 
Volkswagen Arteon 2018
Volkswagen Arteon 2018
Volkswagen Arteon 2018
 
Volkswagen Arteon 2018
Volkswagen Arteon 2018
Volkswagen Arteon 2018
 
Volkswagen Arteon 2018
Volkswagen Arteon 2018
Volkswagen Arteon 2018
 
Volkswagen Arteon 2018
Volkswagen Arteon 2018
Volkswagen Arteon 2018
 
Volkswagen Arteon 2018
Volkswagen Arteon 2018
Volkswagen Arteon 2018
 
Volkswagen Arteon 2018
Volkswagen Arteon 2018
Volkswagen Arteon 2018
 
Volkswagen Arteon 2018
Volkswagen Arteon 2018
 
 

Briga com gigantes

A Volkswagen oferecerá na Europa nada menos que seis motores para o Arteon, três a gasolina e três a diesel. São todos 4 cilindros em linha com injeção direta de combustível e turbo, e uma variedade de potência que vai de 150 cv a 280 cv. A transmissão é de dupla embreagem com 7 marchas e a tração, integral desde a versão de entrada. E, claro, como modelo ‘premium’, o Arteon vem o que de mais avançado em auxílio eletrônico para o motorista, incluindo o ACC, controle de cruzeiro adaptativo painel de ‘vidro’ e assistente de emergência.

Na Europa, ele chegará nos próximos meses a partir de 35 mil euros e é possível que a Volks lance o Arteon no Brasil no ano que vem, mas nem espere vê-lo em grande número. Por melhor que seja, ele tem uma missão daquelas, afinal a Volks tem de enfrentar nada menos que Mercedes-Benz, BMW e a própria Audi, sua rival interna. E aí não basta um belo design apenas. 

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/