As marcas asiáticas são exímias construtoras de carros compactos. A Daihatsu, embora não seja tão conhecida no Brasil, é um dos expoentes no mercado internacional com veículos de dimensões diminutas. E a montadora japonesa tem uma boa novidade para o segmento. A marca prepara para o Salão do Automóvel da Indonésia, neste mês, o protótipo A-Concept, que é cotado para substituir o subcompacto Cuore, que já foi vendido por aqui nos anos 1990.

O grande atrativo do veículo é seu baixo consumo de combustível. Segundo a Daihatsu, o protótipo pode percorrer até 30 quilômetros com apenas um litro de gasolina, o que faz do A-Concept um dos veículos mais eficientes do mundo em estudo. A fabricante, entretanto, ainda não revela a fórmula secreta do conjunto mecânico, mas já avisou que o modelo estreia no mercado europeu em formato definitivo a partir de 2013.

Daihatsu A-Concept
Divulgação

O A-Concept abrirá uma nova fase tecnologica e visual para a fabricante japonesa

A Daihatsu também testa novas tecnologias do compacto conceitual. O modelo, por exemplo, não possui espelhos retrovisores. Em vez disso, câmeras de vídeo instaladas nas laterais do carro enviam imagens da traseira para dois pequenos monitores na cabine. O visual proposto para o modelo também dá pistas sobre a nova identidade visual da empresa, que é marcada por linhas mais arrojadas e modernas, diferente da sobriedade da linha atual da marca.

Daihatsu A-Concept
Divulgação

Note que o modelo não tem retrovisores por espelhos. Em vez disso ele conta com câmeras de vídeo

Thiago Vinholes

|

Veja mais notícias da marca