Denatran lança central de registro de recalls

Sistema informará pela internet se existem chamados de revisão pendentes para cada veículo

O Toyota Corolla teve um recall em 2010, sabia? | Imagem: divulgação

Com os métodos atuais é difícil saber se um carro foi submetido a um recall anunciado no passado, o que pode causar problemas no futuro com a integridade do produto e dificuldades na hora da revenda. Para facilitar esse processo, o Denatran criou uma central de registro de chamados de revisão, onde o consumidor poderá fazer consultas pela internet sobre cada veículo mediante o número do chassi. O sistema também informará sobre todas as campanhas.

Segundo o órgão, os chamados de recall que não forem atendidos pelos proprietários constarão no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), emitido todos os anos durante a renovação da documentação do veículo. Entretanto, atender a convocação não é obrigatório, mas a pendência será apontada no site do Denatran, que estreia a nova ferramente no dia 17 de março.

O lançamento do sistema será mais um meio de informação para o consumidor, além de também incentivar o comparecimento nas campanhas. Com a nova regra, as montadoras terão até 60 dias para repassar ao Denatran dados sobre todos os carros convocados para recalls para a criação do banco de dados para consultas.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas