Depois do hatch, Audi revela o novo A3 Sedan 2021

Segunda geração do modelo de três volumes revela estilo ousado e elegante ao mesmo tempo
Audi A3 Sedan 2021

Audi A3 Sedan 2021 | Imagem: Divulgação

A Audi divulgou nesta terça-feira, 21, as primeiras imagens e informações do A3 Sedan 2021, que marca a estreia da segunda geração do modelo. E o visual, que havia vazado parcialmente há algumas semanas, não decepcionou: em vez dos traços mais discretos da primeira geração, o novo sedan exibe linhas marcantes, uma parte frontal agressiva além de um interior bastante empolgante.

Construído sobre a plataforma MQB Evo, o A3 Sedan é 4 cm mais longo que seu antecessor, 2 cm mais largo e 1 cm mais alto – apenas a distância entreeixos foi mantida. Segundo a Audi, o modelo tem agora uma posição de dirigir mais baixa que ampliou o espaço para cabeça, além de aliviar o espaço para pernas no banco traseiro. Já o porta-malas permanece com 425 litros.

O estilo na parte frontal é praticamente idêntico ao do A3 Sportback, revelado em março, mas o conjunto parece mais harmônico graças à traseira pronunciada e ao entreeixos 15 cm mais longo. Com isso, o coeficiente de penetração aerodinâmica foi melhorado, passando a ser de 0,25 ou 0,04 melhor que o primeiro A3 Sedan.

O painel de instrumentos já havia sido adiantado no hatchback, com um painel instrumentos de 10,3 polegadas e a central MMI de 10,1 polegadas em posição inclinada no console central. Entre os sistemas de auxílio à direção estão presentes o Pre Sense Front, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de saída e assistente de tráfego cruzado, entre outros.

Assim como o Sportback também o A3 Sedan usará o motor TFSI 1.5 litro com 150 cv de potência, com opção de câmbio manual de 6 velocidades ou automático de dupla embreagem e sete marchas S tronic. A versão automática conta ainda com sistema híbrido de 48 volts que recupera energia em desacelerações acrescentando algo como 5 kgfm de torque extra além de reduzir o consumo em tocadas mais leves.

O A3 Sedan 35 TFSI S tronic atinge 232 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. O consumo combinado de combustível gira em torno de 20 a21 km por litro.

Audi A3 Sedan 2021
Audi A3 Sedan 2021
Imagem: Divulgação

Em breve no Brasil

A pré-venda na Alemanha e alguns países da Europa começa neste mês com preços a partir de 27,7 mil euros (R$ 160 mil), mas os carros só serão entregues aos clientes a partir de junho.

No Brasil, a Audi deverá lançar o A3 Sedan num futuro não tão distante. A marca confirmou ao Autoo que a segunda geração da família A3 chegará ao país mas sem dar mais detalhes. Porém, sabe-se que a montadora deixará de produzir a atual geração neste ano e ainda estuda o que fazer com a linha de montagem no Paraná. O cenário adverso do mercado, no entanto, faz crer que é pouco provável que o sedan continue sendo fabricado por aqui.

Desde que foi lançado no Brasil, em 2014, o A3 Sedan acumula quase 21 mil emplacamentos. O melhor resultado foi obtido em 2015 quando 6,4 mil unidades foram vendidas enquanto 2018 representou o fundo do poço, com apenas 2 mil carros emplacados. No primeiro trimestre deste ano, a Audi vendeu 465 A3 Sedan no país.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!