Depois do hatch, Audi revela o novo A3 Sedan 2021

Segunda geração do modelo de três volumes revela estilo ousado e elegante ao mesmo tempo
Audi A3 Sedan 2021

Audi A3 Sedan 2021 | Imagem: Divulgação

A Audi divulgou nesta terça-feira, 21, as primeiras imagens e informações do A3 Sedan 2021, que marca a estreia da segunda geração do modelo. E o visual, que havia vazado parcialmente há algumas semanas, não decepcionou: em vez dos traços mais discretos da primeira geração, o novo sedan exibe linhas marcantes, uma parte frontal agressiva além de um interior bastante empolgante.

Construído sobre a plataforma MQB Evo, o A3 Sedan é 4 cm mais longo que seu antecessor, 2 cm mais largo e 1 cm mais alto – apenas a distância entreeixos foi mantida. Segundo a Audi, o modelo tem agora uma posição de dirigir mais baixa que ampliou o espaço para cabeça, além de aliviar o espaço para pernas no banco traseiro. Já o porta-malas permanece com 425 litros.

O estilo na parte frontal é praticamente idêntico ao do A3 Sportback, revelado em março, mas o conjunto parece mais harmônico graças à traseira pronunciada e ao entreeixos 15 cm mais longo. Com isso, o coeficiente de penetração aerodinâmica foi melhorado, passando a ser de 0,25 ou 0,04 melhor que o primeiro A3 Sedan.

O painel de instrumentos já havia sido adiantado no hatchback, com um painel instrumentos de 10,3 polegadas e a central MMI de 10,1 polegadas em posição inclinada no console central. Entre os sistemas de auxílio à direção estão presentes o Pre Sense Front, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de saída e assistente de tráfego cruzado, entre outros.

Assim como o Sportback também o A3 Sedan usará o motor TFSI 1.5 litro com 150 cv de potência, com opção de câmbio manual de 6 velocidades ou automático de dupla embreagem e sete marchas S tronic. A versão automática conta ainda com sistema híbrido de 48 volts que recupera energia em desacelerações acrescentando algo como 5 kgfm de torque extra além de reduzir o consumo em tocadas mais leves.

O A3 Sedan 35 TFSI S tronic atinge 232 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. O consumo combinado de combustível gira em torno de 20 a21 km por litro.

Audi A3 Sedan 2021
Audi A3 Sedan 2021
Imagem: Divulgação

Em breve no Brasil

A pré-venda na Alemanha e alguns países da Europa começa neste mês com preços a partir de 27,7 mil euros (R$ 160 mil), mas os carros só serão entregues aos clientes a partir de junho.

No Brasil, a Audi deverá lançar o A3 Sedan num futuro não tão distante. A marca confirmou ao Autoo que a segunda geração da família A3 chegará ao país mas sem dar mais detalhes. Porém, sabe-se que a montadora deixará de produzir a atual geração neste ano e ainda estuda o que fazer com a linha de montagem no Paraná. O cenário adverso do mercado, no entanto, faz crer que é pouco provável que o sedan continue sendo fabricado por aqui.

Desde que foi lançado no Brasil, em 2014, o A3 Sedan acumula quase 21 mil emplacamentos. O melhor resultado foi obtido em 2015 quando 6,4 mil unidades foram vendidas enquanto 2018 representou o fundo do poço, com apenas 2 mil carros emplacados. No primeiro trimestre deste ano, a Audi vendeu 465 A3 Sedan no país.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!