Economizar com carro flex requer muito mais cuidados

Antes de olhar somente os preços, é necessário analisar a receptividade do seu carro aos combustíveis
Gasolina

Gasolina | Imagem: Reprodução internet

Em tempos de postos de combustíveis sem uma gota de etanol, gasolina ou diesel para comercializar, todo mundo se esforça para poupar o pouco que ainda pode restar no tanque do carro.

Mas no caso dos carros flex - que podem rodar com etanol, gasolina ou qualquer mistura de ambos - garantir que o veículo se torne mais econômico requer muito mais do que uma comparação simples dos valores na bomba de combustível.

Muitas pessoas têm o costume de parar no posto e, na grande maioria das vezes, apenas considerar a diferença de preço entre a gasolina e o etanol para decidir qual combustível utilizar no momento. Nesse caso, muitas vezes a conhecida conta de multiplicar o preço da gasolina por 0,7 e comparar o resultado com o valor do etanol ainda é o critério decisivo para muita gente.

Mas segundo Renato Romio, chefe da divisão de motores e veículos do Centro de Pesquisa do Instituto Mauá de Tecnologia, existe outra coisa muito mais importante em que é preciso ficar atento (a). De acordo com o professor, é necessário antes de tudo analisar as respostas do seu automóvel utilizando cada um dos combustíveis.

“Você deve medir o consumo do seu carro no percurso que você roda constantente com etanol e dividir a média obtida pelo consumo nas mesmas condições realizado com gasolina. O resultado dessa conta é o que deve ser levado em consideração no momento de decidir qual combustível abastecer. Provavelmente esse valor será superior aos 70% geralmente considerado para essa decisão”, explica Renato.

Tomando como exemplo um Fiat Argo 1.0 para explicar a recomendação do professor, o consumo oficial do modelo com etanol é de 9,9 km/l em uso urbano, já com gasolina a média no mesmo percurso fica em 14,2 km/l. Dividindo a média com etanol pela média com gasolina, teremos um resultado de 0,69. Então, no caso do Argo 1.0 usado como exemplo, é indicado usar etanol já que seu motor mostra-se mais eficiente com esse combustível. Só seria aconselhável abastecer o hatch com gasolina caso o resultado ficasse acima de 0,70. 

O professor também acrescenta algumas orientações mais gerais que colaboram para o uso mais racional do combustivel, tais como:

- Sempre fazer a manutenção, checando principalmente a pressão dos pneus e a troca das velas de ignição.

- Um fator que contribui muito para a economia de combustível é a forma com que a pessoa dirige. De uma maneira geral, quanto mais devagar e nas marchas mais longas (4ª, 5ª, 6ª, etc.), o carro será mais econômico.

- Outra dica importante: os carros mais modernos têm um indicador de trocas de marchas no painel. Se o motorista seguir as indicações corretamente, ele conseguirá ter a máxima economia possível. 

- Se a intenção for economizar combustível, o melhor mesmo é não ligar o ar-condicionado quando possível.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa