Effa confirma produção de veículos no Brasil

Empresa pretende reativar fábrica em Manaus para produzir modelos comerciais

Effa Start | Imagem: divulgação

Com a reviravolta da política industrial para montadoras no Brasil, que precisam atingir um grau de nacionalização de no mínimo 65% para gozar de benefícios, levou o Grupo Effa, representante das marcas chinesas Effa e Lifan, a apressar sua decisão em produzir veículos no país. “Vamos reativar nossa planta em Manaus (AM) para produzir modelos comerciais Effa”, confirmou Clovis Rodrigues, diretor de marketing da empresa, ao AUTOO.

A viabilização do plano, contou o executivo, ainda depende de acordos com fornecedores nacionais. “As operações devem começar no segundo semestre de 2012”, prevê.

O Grupo Effa já montou carros no estado do Amazonas em regime CKD, no qual os veículos são importados desmontados e concluídos no país para conseguirem certa isenção de tributos. “A instalação funcionou por pouco tempo em 2009, mas tivemos de parar por conta de dificuldades com logística e distribuição”, revelou Rodrigues.

Para esta nova fase, o diretor afirma ter novos artifícios para tocar o negócio adiante e o suporte da unidade no Uruguai, onde são montados os veículos Lifan 320 e 620. Rodrigues, entretanto, não antecipou informações sobre o volume de produção esperado com ação.

A atual linha de produtos da Effa Motors é composta por modelos da linha Start (picapes CD e CD e van), os caminhões leves JBC e JMC e o modelo de passeio M100.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!