A boa notícia veio de longe e de um país que até pouco tempo atrás não tinha quase importância para o nosso mercado, a Índia. Foi lá que surgiram dois modelos que prometem chegar ao Brasil até 2012 e que disputarão nosso maior segmento, o de carros compactos.

Toyota e Honda, enfim, despertaram e agora pretendem oferecer produtos capazes de enfrentar modelos consagrados como o Gol, o Palio e o Uno. Claro, eles não chegarão tão baratos assim, mas conhecendo os japoneses não é de se estranhar se aos poucos eles roubem público desses carros mesmo oferecendo produtos mais caros, porém, confiáveis.

Etios confirmado

A Toyota é, por enquanto, a única que assume claramente que lançará compactos no Brasil. A fábrica que começou a ser construída em Sorocaba, no interior de São Paulo, produzirá o modelo Etios nas versões hatch e sedã. O Etios, pelas primeiras informações, é um carro de projeto simples que segue o conceito que a Renault adotou no Logan, mas sabe-se que os japoneses não pretendem lançar um automóvel que não siga seus exigentes padrões de qualidade.

Inicialmente o Etios será lançado na Índia com motores 1.2 e 1.5 litro a gasolina, mas no Brasil talvez tenhamos diferenças já que nosso mercado exige o motor flex.. Para se ter uma ideia da ambição da Toyota, basta lembrar que a capacidade da nova fábrica será de 200 mil unidades anuais – 70% do que vende o Gol atualmente.

Já a Honda está um pouco atrás nessa estratégia. A rival da Totoyta apresentou no mesmo salão indiano o protótipo New Small Concept que dará origem a uma nova família de compactos urbanos e baratos. O primeiro modelo de série surgirá em 2011 e chegará ao mercado tailandês e da Índia, claro. Sua vinda para cá é óbvia afinal hoje a Honda é a 5ª maior montadora brasileira e negligenciar esse público seria garantia de perda de participação.

Nissan entra na briga

Mas há outra japonesa interessada nesse cliente. A Nissan já confirmou discretamente que a nova geração do Micra, prestes a ser revelada, será produzida em São José dos Pinhais, PR, onde a marca divide espaço com a Renault. Antes um produto mais sofisticado, o Micra passará a ser um hatch um pouco mais despojado para competir nos países em desenvolvimento.

As armas da casa

Claro que as marcas tradicionais não estão paradas. Depois da Volkswagen, que renovou a família Gol, a Fiat é a próxima a lançar novos produtos. São os projetos 327 e 326, o primeiro trata-se do sucessor do Uno e é o chegará logo, ainda no 1º semestre deste ano. Já o 326 tomará o lugar do Palio hoje, mas só ficará pronto em 2011. A GM é outra que, enfim, desenvolverá um veículo totalmente novo – até agora seus carros compactos são derivados da plataforma do Corsa de 1994. É o projeto Ônix que se baseia na elogiada plataforma do Spark, um hatch urbano com design coreano.

Se nos mercados de países desenvolvidos a participação dos compactos é discreta no Brasil e Índia, por exemplo, eles são maioria. Somente em 2009 esses veículos responderam por três de quatro vendas internas num volume de mais de 2,2 milhões de unidades. É para japonês abrir os olhos mesmo.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/