Em 2020, carros do grupo VW serão capazes de estacionar sozinhos

Equipamento já é testado na Alemanha e chegará ao mercado na próxima década na Europa
Demonstração do sistema de estacionamento autônomo do grupo Volkswagen

Demonstração do sistema de estacionamento autônomo do grupo Volkswagen | Imagem: Divulgação

A cada dia que passa, os carros autônomos ou as tecnologias que buscam liberar os humanos do controle do volante tornam-se cada vez mais presentes no cotidiano mundial. Por isso, as marcas se movimentam para ver quem sai na frente nesta disputa e uma gigante como a Volkswagen e suas marcas do grupo não poderiam ficar de fora. A última novidade do conglomerado alemão nessa linha de tecnologia foi o início dos testes para um sistema de estacionamento autônomo dos carros da companhia que começou a operar no aeroporto de Hamburgo. Se tudo correr bem, o sistema passará a figurar como um item de série para os carros do grupo Volkswagen a partir de 2020.

Para o diretor do grupo Volkswagen, Johann Jungwirth, “o estacionamento autônomo pode dar uma contribuição importante para a criação de mobilidade conveniente e livre de estresse para nossos clientes. Portanto, queremos democratizar a tecnologia e torná-la acessível ao maior número possível de pessoas”.

A operação do sistema – apesar de todo o emaranhado de radares, câmeras e softwares necessários para que tudo seja operado – até parece algo simples. Por meio de sensores instalados no estacionamento, o carro é “chamado” ou “enviado” pelo dono para uma vaga ou para ir buscá-lo em determinado ponto do estacionamento.

A princípio a tecnologia de estacionamento autônomo do grupo Volkswagen será utilizado em estacionamentos com vários andares e fluxo de tráfego exclusivo, além de operar apenas em áreas longe do trânsito de pedestres.

Com o sucesso da primeira etapa, a ideia do grupo VW é operá-lo em tráfego misto, em que combina veículos autônomos com carros operados por motoristas humanos, incluindo assim cenários como estacionamentos públicos, supermercados e shoppings.

Os automóveis com sistema de estacionamento autônomo reconhecerão os chamados “ambientes ativos”, ou seja, locais abertos ou com grande concentração de público e eles poderão desviar, frear ou parar completamente. O conjunto de sensores, radares e câmeras, além de uma unidade de controle central, são utilizados para processar os dados da via.

Volkswagen We

A nova tecnologia que o grupo Volkswagen testa para seus carros contempla também o “We Deliver”. Ele permitirá que os donos dos carros destinem encomendas adquiridas de forma online diretamente para seus carros, os quais serão capazes de “receber” os volumes.

Audi AI

A Audi quer ir além. Por meio do Audi AI, a marca quer não fazer apenas o carro andar sozinho, mas pela Audi AI Zones deixá-lo independente, como ser capaz de ir ao lava-rápido e ao posto de combustível. Isso será possível por meio de um aplicativo da montadora, ou seja, o motorista dará o comando e o veículo fará tudo sozinho. Claro que tudo poderá ser monitorado por meio de um aplicativo dedicado.

Porsche Park & ​​Charge

Para a Porsche, o grupo Volkswagen prevê que os carros com propulsão elétrica poderão até mesmo estacionar e realizar a recarga das baterias sozinho. Ele vai parar na via e será capaz de acionar um mecanismo robotizado que o conectará com a rede elétrica .

“Nosso objetivo é que veículo autônomos dêem às pessoas tempo e qualidade de vida, além de melhorar muito a segurança nas estradas. O estacionamento autônomo é um marco no caminho até lá”, acrescenta Jungwirth.

No Brasil

As tecnologias do grupo Volkswagen não chegarão tão rápido ao Brasil. Segundo a consultoria KPMG, o país terá que resolver alguns problemas, para que veículos 100% autônomos andem por aqui.
Para rodarem por aqui com segurança, será necessária uma infraestrutura condizente, por isso os carros autônomos precisam de vias com qualidade para que seus sensores e radares consigam funcionar perfeitamente.

Segundo a consultoria, o Brasil ficou em 17º lugar em um ranking de 20 países. Já a Holanda, Cingapura e Estados Unidos, respectivamente, são os três melhores para se ter a tecnologia, o que mesmo não os torna imunes a acidentes como noticiamos recentemente.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa