Em 2021, Hyundai terá sua rival para a Fiat Toro (ao menos nos EUA...)

Marca confirma o projeto da Santa Cruz para sua fábrica no Alabama
Hyundai Santa Cruz 2015

Hyundai Santa Cruz 2015 | Imagem: Divulgação

Projeto que sofreu algumas idas e vindas, finalmente a Hyundai anunciou que vai produzir a picape Santa Cruz. O modelo, que tem concepção e proposta semelhantes às da Fiat Toro, será fabricado em Montgomery, Alabama. A unidade receberá investimento da ordem de US$ 410 milhões para ser ampliada e produzir o novo modelo.

Revelada como um conceito em 2015, a Santa Cruz promete “combinar os atributos de um utilitário compacto com a versatilidade para o dia a dia que uma caçamba oferece”. A novidade estreará no mercado da América do Norte em 2021.

A Hyundai não entrou em detalhes técnicos sobre o que podemos esperar da Santa Cruz de produção, mas, assim como a Toro aqui no Brasil, rumores da imprensa especializada nos EUA sinalizam que a picape adotará carroceria monobloco e opção de tração integral.

A Hyundai nunca escondeu que olha com atenção para o segmento criado por Renault Duster Oroch e Fiat Toro, no caso as picapes compactas-médias (designação adotada pelo Autoo). A empresa deixou isso claro com o conceito Creta STC revelado no Salão de São Paulo 2016. Uma possível importação da Santa Cruz ao Brasil, contudo, é uma grande incógnita. Importante lembrar que a Volkswagen vai atuar na categoria aqui no Brasil com a Tarok.  

Algo mais concreto para a Hyundai em nossa região é o plano da marca de oferecer uma picapé de médio porte com carroceria sobre chassi. Produto também inédito dentro da gama da montadora, a futura rival para Toyota Hilux e companhia está com o projeto em andamento e pode ser produzida na Argentina para abastecer os mercados da América do Sul. A previsão é que ela seja revelada por volta de 2022.  

Hyundai Santa Cruz 2015
Hyundai Santa Cruz: conceito da futura picape foi revelado em 2015
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!