Com modelo inédito, Hyundai pode se destacar entre as picapes médias

Modelo deverá ser feito na Argentina e vai disputar mercado com Hilux e cia.
Projeção de Kleber Silva para a futura picape média da Hyundai

Projeção de Kleber Silva para a futura picape média da Hyundai | Imagem: Kleber Silva

Ainda é cedo para entrarmos em detalhes técnicos, uma vez que produto encontra-se nas etapas de desenvolvimento, mas pelo que já foi dito até o momento sobre a inédita picape média da Hyundai, podemos esperar um modelo com todas as condições para ser muito bem aceito no segmento.

Além do projeto em si, a Hyundai é uma marca que obteve uma notável consolidação no mercado brasileiro. Atributos como os 5 anos de garantia que confere para sua linha de automóveis e a fama de robustez de seus veículos por aqui, certamente vão contribuir em grande parte para o sucesso da futura picape média da marca em nosso país. Afinal, uma parcela considerável de consumidores desses modelos utiliza sua picape média para o deslocamento em vias sem pavimentação e também precisa de um modelo com boa capacidade de carga para o trabalho mais pesado, portanto eles tendem a adquirir veículos que não os deixem na mão. Todos esses traços estarão presentes na representante que a Hyundai prepara para o segmento.

Como o principal executivo da Hyundai para o mercado australiano antecipou, a inédita picape média contará com a tradicional construção de carroceria sobre chassi, assim como ocorre com a Toyota Hilux e todas as suas rivais. Se não oferece o mesmo conforto ao rodar e as qualidades dinâmicas de uma Fiat Toro, que usa carroceria monobloco, o chassi garante o suporte necessário para levar mais de uma tonelada de carga na caçamba  e vencer os terrenos mais difíceis no off-road com segurança.

Fica claro, com essa estratégia, que a Hyundai prefere marcar sua entrada na categoria com um modelo muito mais robusto, uma forma de provar do que ela é capaz de produzir, até mesmo porque a categoria de picapes de médio porte ainda é mais relevante do que as compactas-médias, hoje lideradas pela Toro no Brasil. Tudo isso não descarta, contudo, a possibilidade da Hyundai também trabalhar em uma rival para a Toro no futuro, como o conceito Santa Cruz deixa claro.

Além de fortalecer a imagem da marca, basta ver que modelos como Hilux e Chevrolet S10 apresentam excelentes números de venda no Brasil e região, portanto é um ótimo segmento para contar com um representante. Além disso, a Ford Ranger colaborou para tornar esse segmento mais atrativo também nos EUA, o certamente pesou na decisão da Hyundai.

Pelo perfil que já traçamos até aqui, é certo que a futura picape média da Hyundai oferecerá sistema de tração 4x4 com reduzida, bem como motorizações diesel de maior eficiência enerética certamente estão nos planos para o modelo.

“Os requisitos fundamentais para a picape em termos de conjuntos mecânicos, transmissão, acerto de chassi, bem como capacidade de reboque e uso off-road não mudaram. Esses são pedidos fundamentais e muito consistentes. Só estamos realizando pequenos ajustes para adequar o projeto à capacidade de produção e as fábricas que serão responsáveis por produzir a picape. Esse é o nosso atual estágio para o desenvolvimento da picape. Nós queremos nos assegurar de que as soluções para uma picape de uma tonelada funcionem em todos os mercados onde ela vai atuar”, explicou Andrew Tuatahi, da subsidiária australiana da Hyundai, em entrevista ao Which Car. O país em questão é um dos mercados já confirmados para a picape.

Aqui na América do Sul, é muito provável que a novidade seja fabricada na Argentina para abastecer a região, incluindo aí o Brasil. O país vizinho conta com uma vasta reputação de concentrar a fabricação de modelos da categoria e a Hyundai deve seguir a tendência como declarações de executivos da marca em 2018 deixaram transparecer.

Enquanto ainda não temos uma data mais consolidada para o lançamento da picape média da Hyundai, apresentamos aqui algumas projeções de Kleber Silva sobre o que podemos esperar do modelo. Segundo notícias dos bastidores, talvez 2022 seja uma aposta mais próxima para a estreia do modelo definitivo. Vamos acompanhar de perto! 

Projeção da picape mescla elementos dos modelos mais recentes da Hyundai
Projeção da picape mescla elementos dos modelos mais recentes da Hyundai
Imagem: Kleber Silva

Assine a newsletter semanal do AUTOO!