Em um mar de SUVs, sedans podem retomar espaço no futuro

É o que pensa o chefe de design da GM nos EUA; confira mais detalhes
Acima o Chevrolet Impala, modelo com mais de 60 anos de história nos EUA e que pode sair de linha

Acima o Chevrolet Impala, modelo com mais de 60 anos de história nos EUA e que pode sair de linha | Imagem: Divulgação

Depois da Ford, a GM tomou a drástica decisão de não oferecer mais veículos como hatches e sedans nos EUA. A estratégia das duas fabricantes, contudo, é facilmente compreendida uma vez que o público norte-americanos passou a comprar muito mais SUVs e picapes em detrimento de outros tipo de carrocerias.

Mas um ponto muito interessante sobre isso foi levantado por Michael Simcoe, atual chefe de design da GM. De acordo com o executivo, os utilitários esportivos ainda são os “reis” da preferência do público, mas, na opinião de Simcoe, seguindo o “ciclo” natural da indústria automotiva um provável retorno da força dos sedan ao mercado parece inevitável. “Hoje o que estamos vendo são traços de SUVs formais aplicados em veículos com uma posição de dirigir cada vez mais baixa e foi aí que surgiram os crossovers”, explica Simcoe.

Ainda de acordo com o executivo, “o problema é que o mercado está misturando demais o conteúdo e a aparência. Com isso, é difícil classificar hoje em dia o que é um SUV, um CUV ou um crossover. Quando os sedans e hatches deixaram de vender, os crossovers tomaram seus lugares. Eu ainda acho que haverá um ciclo de retorno dos sedan ao mercado e, novamente, haverá a questão da eletrificação, a qual fará as pessoas pensarem diferente de novo”.

O chefe de design da GM acredita que “no fim do dia, as pessoas querem um veículo que diga algo sobre elas, com um estilo atrativo e um aspecto premium, e isso pode incluir um sedan. Elas querem estacionar na garagem um veículos que seus vizinhos admirem e essa sempre foi uma das razões de compra para muita gente. Eu acho que nós voltaremos para um ciclo de automóveis mais baixos e, essencialmente, tudo acabará estando presente nas ruas”.  

Acima a geração atual do Ford Taurus vendido nos EUA
Acima a geração atual do Ford Taurus vendido nos EUA
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!