Empresa holandesa cria carro solar para levar a família

Protótipo Stella pode levar quatro pessoas e as baterias rendem um alcance de 597 km

Solar Team Aindhoven Stella | Imagem: Solar Team Aindhoven

Os carros amigos do meio ambiente estão tomando novas formas. A empresa holandesa Solar Team Aindhoven desenvolveu o primeiro automóvel de caráter familiar movido a energia solar do mundo. O modelo recebeu o nome Stella e conta com design bastante futurista, com um formato aerodinâmico criado para proporcionar o menor arrasto possível e também para abrigar os painéis solares no teto.

Segundo a empresa, o protótipo possui quatro assentos e o conjunto de baterias alimentadas pela energia solar garante uma autonomia de até 597 km ou mais, de acordo com as condições do sol.

Veja mais: Carro elétrico da BMW estreia em julho

A empresa conta que o veículo é construído basicamente com alumínio e fibra de carbono, por isso ele é muito leve. A marca, todavia, não divulgou o peso exato, tampouco dados de desempenho – carros solares não famosos pela alta velocidade.

Os fabricantes do veículo também explicam que o excedente de energia acumulada pelos painéis solares podem ser transferidos para a rede elétrica de um casa, por exemplo. O primeiro teste do protótipo será realizado na Austrália em outubro no World Solar Challenge.