Empresa vai produzir mais modelos da Chery nos EUA

HAAH Automotive Holdings anuncia a criação de uma nova marca, a qual também contará com modelos da fabricante chinesa
Acima o Vantas TXL vendido nos EUA: modelo toma como base a linha Chery Exeed

Acima o Vantas TXL vendido nos EUA: modelo toma como base a linha Chery Exeed | Imagem: Divulgação

Enquanto aqui no Brasil temos a CAOA Chery, a marca chinesa atua em um esquema muito parecido no competitivo mercado dos EUA por meio da HAAH Automotive Holdings. A companhia em questão produzirá no maior mercado automotivo do mundo modelos da linha Chery Exeed sob licença. Nos EUA, os SUVs adotam o nome Vantas e serão comercializados nas versões VX e TXL. 

Vale a pena destacar que a Exeed é a divisão premium da Chery e ela também será nacionalizada por meio da CAOA Chery. O fato dos carros da marca chegarem ao mercado norte-americano é uma comprovação de como os veículos e projetos oriundos da China evoluíram em um ritmo bastante acelerado na última década. 

A experiência da HAAH está se mostrando bem-sucedida e a empresa agora vai investir na montagem local de mais modelos oriundos da gama Chery. Para tanto, a HAAH anunciou a criação de uma nova marca, chamada T-GO, que deverá responder por veículos mais acessíveis. 

O primeiro modelo sob a chancela da T-GO será um crossover compacto montado na Califórnia a partir de 2022. Além dele, mais dois modelos deverão se juntar à linha de produção por volta de 2024. 

Os modelos tomam como base a plataforma T1X da Chery, a mesma usada em modelos como os nacionais Tiggo 5x e Tiggo 7, o que sinaliza que eles também devem ser os mesmos selecionados pela HAAH para integrar a linha da T-GO. 

Assim como ocorre com a CAOA Chery aqui no Brasil, a HAAH realiza alguns aprimoramentos pontuais em cima dos projetos oriundos da China, com aprimoramentos na parte mecânica e acertos dinâmicos próprios para o mercado da América do Norte.  

De qualquer forma, é interessante constatar como os carros chineses estão expandindo fronteiras e chegando a mercados extremamente aquecidos como é o caso do norte-americano, incentivando ainda mais a concorrência. 

Acima o Vantas TXL vendido nos EUA: modelo toma como base a linha Chery Exeed
Acima o Vantas TXL vendido nos EUA: modelo toma como base a linha Chery Exeed
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!