Enquanto flerta com a Apple, Kia mostra seu primeiro carro elétrico

Com estilo cupê, EV6 utiliza a mesma plataforma do Hyundai Ioniq 5 além de estrear uma nova linguagem estética da marca
Kia EV6 2022

Kia EV6 2022 | Imagem: Divulgação

A Kia ainda pode um dia vir a produzir o primeiro carro da Apple, mas enquanto as duas empresas flertam com a possibilidade (hoje menos provável de ocorrer), a montadora sul-coreana decidiu estrear no mercado de veículos elétricos finalmente. Neste domingo, ela apresentou o EV6, um modelo de estilo cupê de traços bastante marcantes.

O EV6 não nasce completamente do zero já que utiliza a plataforma E-GMP do grupo, a mesma que deu origem ao hatch elétrico Ioniq 5, da Hyundai. Mas o que falta de elegância ao primo sobra no Kia. O teto curvo e caído com um prolongamento na traseira faz lembrar vagamente o clássico Citroën DS enquanto a traseira pronunciada remete ao Jaguar iPace.

Apesar disso, o EV6 tem elementos inconfundíveis como os faróis com contornos em LEDs e lanternas que cruzam a traseira num ângulo diagonal. O modelo também traz maçanetas embutidas eletronicamente e belas rodas esportivas.

O interior, mostrado em apenas duas imagens, chama a atenção pela preocupação ergonômica, com instrumentos botões voltados para o motorista. A Kia adotou uma solução para unir os painéis digitais de instrumentos e central multimídia num conjunto integrado.

O carro elétrico traz poucos acionadores físicos, agrupados num painel horizontal onde se misturam comandos do sistema de áudio e de climatização. O console central traz o botão de partida e logo atrás o seletor de modo de condução. Já o volante, de dois raios, possui comandos satélites elegantes com exceção de um botão externo. O acabamento, por sua vez, mescla tecidos de grafismos atraentes com couro perfurado.

Kia EV6 2022
Kia EV6 2022
Imagem: Divulgação

Nova filosofia de design

A montadora fez questão de reforçar que o EV6 é seu primeiro BEV (Battery Electric Vehicle, ou carro movido à bateria) que foi influenciado pela nova filosofia de design batizada de ‘Opposites United’ (opostos unidos) e que foca na eletrificação de seus futuros automóveis.

“O EV6, como o primeiro veículo elétrico da Kia dedicado, é uma vitrine de design progressivo centrado no ser humano e energia elétrica. Acreditamos firmemente que o EV6 é um modelo atraente e relevante para o novo mercado de veículos elétricos”, afirmou Karim Habib, chefão de design da marca. “Com o EV6, nosso objetivo foi criar um design distinto e impactante, usando uma combinação de recursos sofisticados e de alta tecnologia em volumes puros e ricos, ao mesmo tempo em que proporcionamos um espaço único como um EV futurista”.

A Kia, no entanto, guardou as informações técnicas para outra ocasião, que ocorrerá ainda no mês de março, quando fará sua apresentação mundial online.

Kia EV6 2022
Kia EV6 2022
Imagem: Divulgação