Entenda como o fim do Fusion ajudará o Ford Bronco Sport a chegar ao Brasil

Último sedã da marca fabricado na América do Norte abrirá espaço para a produção de novos modelos em fábrica mexicana
Bronco Sport 2021

Bronco Sport 2021 | Imagem: Divulgação

Para o mercado brasileiro, a Ford determinou o final da comercialização do Fusion em maio. No entanto, o modelo seguia em produção em Hermosillo (MEX) para atender frotistas e pedidos de clientes que já haviam sido feitos, principalmente nos EUA. No último dia 31 de julho, porém, a fabricação do Fusion parou definitivamente e, com ele, a Ford deixa de oferecer seu último sedan produzido na América do Norte.

A movimentação nada mais é do que a concretização dos planos da Ford de anos atrás, quando anunciou uma reestruturação de sua linha de produtos, deixando hatches e sedans de lado para favorecer a comercialização de picapes e utilitários esportivos. Os dois últimos segmentos são mais lucrativos para empresa e a demanda por modelos com tais carrocerias está crescendo nos EUA. 

Bronco Sport 2021
Bronco Sport 2021
Imagem: Divulgação

Enquanto o Fusion se despediu da fábrica mexicana da Ford, a linha de montagem tem agora uma sobra de capacidade para que a marca invista na produção dos modelos previamente planejados e os que já foram apresentados. De Hermosillo, por exemplo, deverão sair as primeiras unidades do Ford Bronco Sport.  

E isso é bom para o Brasil. Com a saída do Fusion, a linha de montagem no México será adaptada para produzir o novo SUV baseado no Ford Escape. Assim, espera-se que a produção do novo Bronco Sport tenha início no começo de setembro para abastecer as lojas norte-americanas. Por lá, as vendas devem ter início entre setembro e outubro.

Outra novidade que deverá ser fabricada por lá é a Maverick, uma picape intermediária com chassi monobloco. Para o mercado brasileiro, tanto o Bronco Sport quanto a Maverick são aguardados para estrear por aqui em 2021. No caso do SUV, ele será comercializado acima do novo Territory e competindo com as versões mais caras do Jeep Compass. Já para a caminhonete intermediária, a rival direta será a Fiat Toro.

Bronco Sport 2021
Bronco Sport 2021
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!