Ford Maverick: rival para Toro baseada no Bronco Sport é imaginada

Enquanto a picape da Fiat segue com poucas rivais na categoria, novidade da marca do oval azul seria uma alternativa
Ford Maverick: rival da Toro tem grande chance de chegar ao Brasil

Ford Maverick: rival da Toro tem grande chance de chegar ao Brasil | Imagem: BR Automotive

Enquanto a Renault estreou o segmento das picapes intermediárias com a Duster Oroch, coube à Fiat Toro popularizar e praticamente dominar o segmento. A Volkswagen tinha o conceito Tarok para atrapalhar a vida da líder, mas a situação econômica pode ter dado fim precoce ao projeto. Agora, apenas uma vindoura Ford Maverick, derivada do Bronco Sport e prevista para 2021 nos EUA, mantém a esperança para uma competição mais acirrada.

Até o momento, todas as informações levam a crer que o modelo da Ford também atrasou por conta da pandemia. Enquanto essa nova Maverick não chega, o perfil Brazil Automotive fez uma projeção nas mídias sociais imaginando como uma picape intermediária da marca ficaria ao utilizar um visual similar ao apresentado para o Bronco Sport.

Para atingir o resultado, o designer optou por fazer uma versão de entre-eixos alongado do SUV, além de deixar o comprimento maior no geral. Com isso, consegue-se manter o espaço da cabine intacto ao passo em que uma futura Maverick contaria ainda com uma caçamba de espaço razoável para a categoria.

No demais, o modelo guarda muitas semelhanças com o Ford Bronco Sport, mantendo os faróis redondos entrecortados pelas luzes diurnas de LED, que ainda fazem a ligação visual do bloco óptico com a grade frontal. O Ford Maverick da projeção ainda lança mão de um rack no teto e um largo santantônio na caçamba para continuar o visual de picape. Por último, foi utilizada uma tampa de caçamba com o nome do modelo em letras grandes, como visto em uma imagem de patente que vazou recentemente.

Vale reforçar que, enquanto o Ford Bronco usa o chassi da Ranger como base, o Bronco Sport é um utilitário esportivo baseado no SUV urbano Escape, mas com visual mais robusto. Então uma futura picape Maverick seria essencialmente um modelo monobloco (o Bronco usa chassi por longarinas) com tração dianteira primariamente, podendo oferecer tração integral como opção. No caso do SUV Bronco Sport, as opções de motorização são 1.5 turbo de três cilindros ou 2.0 turbo de quatro cilindros.

O Ford Bronco Sport é fabricado no México e sua vinda ao Brasil é dada como certa, apesar de a data ainda não ser conhecida. Com isso, a importação para nosso mercado é facilitado e o modelo deve contar por aqui apenas com o motor maior, entregando 245 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. Como as chances de um Ford Maverick ser fabricado também no México, a possibilidade de a picape desembarcar por aqui são grandes da mesma forma.

Projeção do BR Automotive para a inédita Ford Maverick
Projeção do BR Automotive para a inédita Ford Maverick
Imagem: BR Automotive
Assine a newsletter semanal do AUTOO!