ESP entra para a lista dos equipamentos obrigatórios em carros da Europa

No momento, controle eletrônico de estabilidade vai equipar carros de passeio e comerciais leves vendidos no mercado europeu

O controle de estabilidade contribui muito para a segurança no veículo | Imagem: Divulgação

O controle eletrônico de estabilidade (ESP) ainda é um equipamento exclusivo de automóveis mais caros no mercado brasileiro – com exceção da nova geração do Ford Ka, que estreou o item na categoria dos compactos. Na Europa, entretanto, a situação é completamente diferente. Por lá, o equipamento figura em 84% dos modelos disponíveis no mercado neste ano. Porém, a partir de agora, todos os automóveis à venda no Velho Continente serão equipados de fábrica com a tecnologia.

A União Europeia anunciou que o ESP vai equipar os carros de passeio e também veículos comerciais leves (com peso bruto de até 3,5 toneladas). Porém, já a partir do ano que vem, todos os veículos deverão oferecer o controle de estabilidade.

De acordo com o presidente da Bosch Chassis Systems Control, o controle eletrônico de estabilidade foi responsável por impedir mais de 33 mil acidentes e salvar mais de 1.000 vidas nos estados membros da União Europeia em 2011, segundo um estudo da empresa.

A tecnologia compara 25 vezes por segundo se o carro está se movendo na direção que o motorista está dirigindo, tudo através de sensores. Caso contrário, o ESP entra em ação e reduz o torque de motor ou, se isso não for suficiente, freia as rodas como um método para gerar a força contrária necessária para manter o veículo na linha.

Nos Estados Unidos e no Canadá, o item é obrigatório há cerca de três anos para modelos com peso bruto de até 4,5 toneladas. Outros países, o que inclui a Austrália, também vendem veículos com o item de série.

Enquanto o Brasil ainda não se posicionou a respeito do item de segurança, a Argentina anunciou no mês passado que exigirá o equipamento a partir de 2018.