Está à venda perua Quantum sem uso de loja VW fechada nos anos 2000

Veículo de 1997 pertenceu a ex-concessionária Comercial Gaúcha, de Estrela, no Rio Grande do Sul, e que ainda tem plásticos nos bancos
VW Quantum 1.8 MI 1997

VW Quantum 1.8 MI 1997 | Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução

Em 1985 foi lançada no Brasil a perua Volkswagen Santana Quantum nas versões CS, CG, ambas equipadas com motor (AP-800) 1.8 de 94 cv de potência e 15,2 kgfm na opção a etanol e 86 cv e 12,5 kgfm na gasolina.

Além do câmbio manual de cinco marchas, opcionalmente havia a transmissão automática, com três velocidades, disponível no modelo topo de linha. Foi também a primeira perua nacional com quatro portas.

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Dois anos depois, a Quantum ganhou sutis mudanças, a exemplo dos para-choques envolventes de plástico, além das novas nomenclaturas que passaram a ser CL, GL e GLS.

Além dessas, havia a raríssima C, mais simples e que contava somente com câmbio de quatro marchas e motor a álcool, sem nenhum opcional. Esta versão “pé-de-boi” foi uma estratégia da VW em burlar o congelamento de preços do Plano Cruzado numa alternativa para oferecer um produto mais simples pelo mesmo preço de antes.

Nessa fase, seu motor passou para 96 cv com álcool, ganhando 2 cv. Além disso, em 1988 chegou o propulsor AP-2000 que rendia 112 cv e 17,3 kgfm na variante a etanol e 99 cv e 16,2 kgfm na configuração a gasolina, de série para a GL e GLS e opcional para a CL.  Para 1990, veio a Sport com base na GL que vinha com alguns itens extras como bancos Recaro personalizados, além de faixas externas laterais, rodas personalizadas e lanternas fumê. 

Por dentro, assim como por fora, está como saiu da fábrica

Volkswagen Quantum 1.8 MI 1997
Volkswagen Quantum 1.8 MI 1997:além dos plásticos nos bancos, tudo ainda esta novo no interior
Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução

A partir de 1992 surgiu a segunda geração, com linhas mais arredondadas. Foi nesse ano que o catalisador foi adotado em toda a linha Autolatina visando atender a novas regras do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).

Além disso, a GLSi tinha injeção eletrônica de combustível multiponto de série e passou a oferecer os freios ABS como opcional. No ano seguinte, as versões mais simples também ganharam a injeção, só que monoponto. Assim ficaram: CLi e GLi.

A rara perua Quantum 1.8 MI verde 0 km das fotos é de 1997 e pertenceu à famosa concessionária Comercial Gaúcha que, após encerrar suas atividades no começo dos anos 2000, ficou armazenada na loja por muitos anos, junto a outros veículos como Santana, Fusca, Gol, entre outros modelos. 

Ambos os carros estão equipados com motor 1.8 (AP-1800) a gasolina que fornece 100,5 cv de potência e torque de 15,5 kgfm. No caso da Quantum, é o suficiente para empurrar seus 1.125 kg de peso até os 100 km/h em 11,6 segundos e atingir a velocidade máxima de 177 km/h.

De luxo, avistamos o opcional do ar-condicionado, mas não há vidros e nem retrovisores externos com controle elétrico, por se tratar de uma versão de entrada. O valor pedido é de R$ 185 mil, o mesmo valor pedido pelo Santana.

Volkswagen Quantum 1.8 MI 1997
Volkswagen Quantum 1.8 MI 1997: cor verde metálica é elegante, assim como as lanternas fumês
Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução

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VW Quantum 1.8 MI 1997

VW Quantum 1.8 MI 1997

Volkswagen Quantum 1.8 MI 1997

Volkswagen Quantum 1.8 MI 1997

Volkswagen Quantum 1.8 MI 1997

Volkswagen Quantum 1.8 MI 1997

Volkswagen Quantum 1.8 MI 1997

Volkswagen Quantum 1.8 MI 1997

Volkswagen Quantum 1.8 MI 1997

Volkswagen Quantum 1.8 MI 1997

Volkswagen Quantum 1.8 MI 1997

Volkswagen Quantum 1.8 MI 1997

Volkswagen Quantum 1.8 MI 1997

Volkswagen Quantum 1.8 MI 1997

Volkswagen Quantum 1.8 MI 1997

Volkswagen Quantum 1.8 MI 1997

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