Evolução para o Android Auto permitirá até chamadas via WhatsApp

Google apresenta novo visual para a plataforma de integração entre smartphones e os veículos
Detalhe do novo layout do Android Auto

Detalhe do novo layout do Android Auto | Imagem: Divulgação

O Google apresentou na CES 2023, tradicional feira de tecnologia realizada em Los Angeles (EUA), uma série de aprimoramentos relevantes para o Android Auto, plataforma que permite a integração entre a central multimídia dos automóveis e smartphones que trabalham com o sistema operacional da empresa. 

Entre as evoluções, o Google preparou um novo layout para a disposição das informações na tela da central multimídia. Segundo a companhia, o novo layout passa a priorizar três informações importantes para os motoristas, no caso chegar ao local de destino, comunicar-se com amigos e familiares e tocar as suas músicas ou podcasts favoritos. 

O visor do Maps agora está localizado mais próximo ao motorista, para que você possa ver para onde está indo com apenas um relance. O novo cartão de mídia inclui o melhor do Material You para apresentar a arte do seu álbum favorito, e o iniciador rápido que foi incluído permite que você acesse rapidamente os aplicativos mais usados ​​recentemente”, detalha o Google. 

Interessante salientar que o novo Android Auto também vai se adaptar aos diferentes formatos de telas, sejam eles mais verticais ou horizontais. 

Além do novo layout, o Android Auto aperfeiçoado também contará com novas funções, como lembretes de chamadas perdidas, compartilhamento rápido de horário de chegada e acesso instantâneo a músicas ou a podcasts. 

Somado a isso, estamos introduzindo uma barra de progresso para músicas e podcasts - um dos nossos recursos mais solicitados - para que você avance em uma música ou episódio. Por último, mas não menos importante, começando com os smartphones Pixel e Samsung mais recentes, você poderá em breve fazer chamadas usando o WhatsApp com o Android Auto”, acrescentam os desenvolvedores. 

Por fim, o Google reforça outras melhorias para automóveis que oferecem seu sistema operacional instalado de fábrica. 

Alguns modelos da Renault na Europa, por exemplo, sairão das linhas de montagem com o Waze instalado de forma nativa, não dependendo mais da conexão com o celular do motorista. 

Algumas fabricantes que usam o Google Automotive Services, como a Volvo, vão disponibilizar em breve o novo mapa HD desenvolvido pela empresa de tecnologia. 

Os primeiros modelos a contar com o recurso serão o Volvo EX90 e o Polestar 3. 

Entre seus diferenciais, o mapa HD oferece detalhes precisos da estrada, como marcadores de faixa, sinais e barreiras rodoviárias para oferecer suporte à tecnologia de direção autônoma das montadoras.

Plataforma vai priorizar navegação, comunicação e reprodução de músicas e podcasts
Plataforma vai priorizar navegação, comunicação e reprodução de músicas e podcasts
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções