Executivos da Renault confirmam novo SUV para América do Sul em 2024

De acordo com responsável global da marca, modelo será um produto de médio porte
Dacia Bigster: conceito revelado em 2021 será base para o futuro SUV nacional da Renault

Dacia Bigster: conceito revelado em 2021 será base para o futuro SUV nacional da Renault | Imagem: Divulgação

Em sua cobertura do Salão de Paris deste ano, o Motor1 Argentina conseguiu apurar uma informação relevante envolvendo a Renault

O site teve a oportunidade de entrevistar durante o evento o atual presidente e CEO da Renault Argentina, Pablo Sibilla, e o COO global da marca francesa, Fabrice Cambolive, os quais revelaram ao site planos importantes da empresa para a América do Sul. 

Aproveitando a exibição na mostra do conceito 4Ever Trophy, que antecipa o SUV compacto 100% elétrico que a Renault vai comercializar na Europa em 2025, Sibilla revelou ao site que a linguagem de design apresentada pelo estudo estará presente em um inédito SUV a ser produzido na América do Sul (provavelmente no Brasil) a partir de 2024.

Uma dica fundamental sobre o futuro produto foi revelada por Cambolive ao citar que “trata-se de um modelo para o segmento C”. 

Por “segmento C” de acordo com o padrão europeu podemos classificar veículos de médio porte aqui no Brasil. 

Tomando como base o Dacia Bigster Concept, designer Kleber Silva imaginou um SUV 7 lugares acessível para a Renault
Tomando como base o Dacia Bigster, designer Kleber Silva imaginou o SUV 7 lugares com a "cara" da Renault
Imagem: Kleber Silva

O “segmento B” europeu, por sua vez, diz respeito aos automóveis compactos, como é o caso do futuro projeto HJF, crossover que vai ocupar o lugar do Stepway e do Sandero no portfólio nacional da Renault e será o primeiro modelo produzido sobre a plataforma CMF-B no país.  

Voltando à apuração do site argentino, são grandes as chances de que os dois executivos da Renault estão se referindo à esperada nacionalização do conceito Dacia Bigster, protótipo revelado em janeiro de 2021 pela marca de baixo custo do grupo francês e que conta com um visual repleto de ângulos retos e traços mais recortados, estilo muito próximo ao apresentado pelo 4Ever Trophy.  

Com 4,60 m de comprimento, o Bigster é claramente um SUV de médio porte, com tamanho, inclusive, superior ao de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. O modelo em sua versão final poderá contar com opção de 7 lugares, um diferencial relevante para o projeto. 

Tomando como base o Dacia Bigster Concept, designer Kleber Silva imaginou um SUV 7 lugares acessível para a Renault
Tomando como base o Dacia Bigster Concept, designer Kleber Silva imaginou um SUV 7 lugares acessível para a Renault
Imagem: Kleber Silva

Em seu atual plano estratégico, a Renault já deixou claro que vai priorizar o investimento em produtos mais rentáveis para a companhia, o que certamente diminuirá o espaço para veículos de entrada no portfólio da marca, como é o caso do Logan e o já extinto Sandero, e abrirá caminho para novidades como o projeto HJF e o futuro SUV médio.   

O que favorece a nacionalização do Bigster é que o projeto já foi desenvolvido sobre a arquitetura CMF, a qual, até 2024, certamente já estará devidamente instalada nas unidades produtivas da Renault por aqui. 

Modelos como o CAOA Chery Tiggo 8 e o Jeep Commander alcançaram ótima participação de mercado, uma clara mensagem de que existe demanda por SUVs com maior espaço interno e 7 lugares no país. 

Modelos como o futuro SUV da Renault baseado no Dacia Bigster e o irmão 7 lugares do novo Citroën C3, que será produzido em Porto Real (RJ) ao lado do hatch, poderão surfar nessa onda. Ambos, porém, ao contrário dos sofisticados Tiggo 8 e Commander, deverão focar no custo-benefício mais competitivo.  

Sem dúvida uma movimentação que será bastante aguardada por parte das duas marcas francesas.

Dacia Bigster Concept
Com 4,60 m de comprimento, Dacia Bigster deve oferecer amplo espaço interno e opção 7 lugares
Imagem: Divulgação
Tags

Recomendados por AUTOO

Youtube
Picape Fiat Titano

Picape Fiat Titano

Estreia da marca no segmento onde a Hilux domina, mas será que dá para peitar a Toyota?
Aviação
Rússia fabrica mais caças Su-34 enquanto Ucrânia destrói outros

Rússia fabrica mais caças Su-34 enquanto Ucrânia destrói outros

Mais um lote do jato de combate foi entregue, mas Força Aérea ucraniana diz ter destruído seis jatos russos em ataque de drone
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!