Fábrica da Ford na BA já está pronta para produzir o novo EcoSport

Unidade de Camaçari recebeu investimentos e equipamentos de última geração

Ford EcoSport 2013 | Imagem: Ford

A fábrica da Ford em Camaçari (BA) está pronta para iniciar a produção do tal esperado novo EcoSport. Segundo comunicada da marca, a unidade recebeu investimentos que a transformaram para a produção do novo crossover global da montadora, que posteriormente também será manufaturado na China, Índia e Tailândia.

A reformulação da planta incluiu a aquisição de novos equipamentos de última geração para o aumento da capacidade de produção, além da remodelação da linha de montagem e treinamento dos profissionais.

De acordo com a montadora, um dos destaques na fábrica é o setor de prensa totalmente automatizadas, capazes de operar com o dobro da velocidade anterior. Ao todo, são quatro linhas de prensas com capacidade de 1.000 a 2.500. todas em plenas condições de operação.

A nova ala de estamparia produz tetos, portas ou laterais do novo EcoSport ao ritmo de 15 peças estampadas por minuto, a partir de uma folha de aço plano introduzida no início do maquinário. Segundo a Ford, somente esta máquina ocupa uma área de 900 metros quadrados em tem 11,5 metros de altura – a área total do prédio é de 2.600 m².

"Essa linha de prensas é um diferencial para o novo EcoSport: traz alta qualidade, velocidade de produção e rapidez na troca de ferramentas, que é feita em apenas 6 minutos, em relação aos 20 minutos tradicionais", diz Adão Aldo Morgan, gerente de Engenharia de Manufatura da fábrica no Nordeste.

A chegada do novo EcoSport às concessionárias está marcada para o início de agosto. Entretanto, a marca já iniciou a pré-venda do carro pela internet a partir de R$ 53.490.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!